Três cidades da Baixada Santista definem esquema para aplicar 3º dose contra a covid-19 na segunda

Outras três começam na quarta-feira; Santos, Guarujá e Mongaguá disseram ainda não ter estratégia

Por: Bruno Almeida  -  04/09/21  -  06:13
 Apenas três municípios da Baixada Santista já confirmaram ter esquema de vacinação com dose extra para segunda-feira
Apenas três municípios da Baixada Santista já confirmaram ter esquema de vacinação com dose extra para segunda-feira   Foto: AP

São Vicente, Praia Grande e Itanhaém vão começar a imunizar os idosos com a terceira dose contra a covid-19 na próxima segunda-feira (6). Os três municípios seguem a orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI) do Governo de São Paulo. Os municípios informaram à A Tribuna que já têm esquema definido para o novo momento da campanha contra o coronavírus.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com a programação apresentada pelas cidades, São Vicente é a única a vacinar idosos acima de 60 anos. As outras duas imunizam a partir dos 90 anos.


Além daqueles que atendem ao critério de idade, também entram no esquema quem já tomou a segunda dose da vacina há pelo menos seis meses.


A aplicação da terceira dose dos imunizantes tem sido recomendada por especialistas porque foi observada uma queda na proteção nesse público e porque a variante Delta – de origem indiana - vem provocando aumento de casos em todo o mundo.


A Baixada Santista deve receber 137,5 mil novas doses para vacinar o público-alvo até este sábado. Destas, 18,6 mil doses serão distribuídas aos nove municípios da região para início da aplicação adicional.


Praia Grande confirmou o recebimento das 2.680 doses previstas nesta sexta. Itanhaém espera imunizar 381 pessoas da faixa etária a partir de segunda. São Vicente, por sua vez, não informou a quantidade de doses enviadas.


Endereços
Em Praia Grande, os seis polos de vacinação estarão abertos na segunda, das 9h às 15h. Os endereços são:


Ginásio Canto do Forte: Avenida Rio Branco, 572, Bairro Canto do Forte


Parque da Cidade: Rua José Bonifácio, Sítio do Campo, em frente ao Terminal Rodoviário Tude Bastos


Ginásio Rodrigão: Avenida Presidente Kennedy, 5563 Bairro Tupi


Conviver São Jorge: R. João Batista de Siqueira, 130 - Vila Antártica


Conviver Caiçara: Rua Maria Antunes Navarro, s/nº (esquina com a Rua São Domingos)


Ginásio Samambaia: Avenida Maria Cavalcante, 10, Bairro Samambaia


A vacinação de acamados será realizada em domicílio por equipes específicas durante os finais de semana. Para aqueles que já são atendidos por alguma Unidade de Saúde da Família (Usafa), basta aguardar a visita da equipe para aplicação da vacina. Já para aqueles que nunca passaram em uma Usafa, qualquer parente ou amigo poderá procurar a unidade mais próxima, realizar o cadastro e aguardar a vacinação no domicílio.


São Vicente
São Vicente disponibiliza dois postos para a aplicação da dose adicional:


Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365), das 10h às 18h: Loja 329, 3º andar. O drive-thru, no piso G7, também funcionará, das 10h às 17h (entrada pela Rua José Bonifácio).


Ginásio Drº Luiz Gonzaga (Praça dos Ambientalistas, s/n°, Jardim Rio Branco), bem como o drive-thru, funcionam das 9h às 16h.


Itanhaém
O atendimento ocorre das 8h30 às 16h, no Posto Volante da Vacinação da Secretaria de Turismo, localizado na Rua Aécio Menucci, 281, no Centro. Para a terceira dose, não será necessário o agendamento, basta comparecer ao local munido do RG e comprovante de vacinação das duas primeiras doses.


Documentação
Os idosos deverão levar o comprovante de vacinação com o esquema vacinal completo há seis meses, além de documento pessoal e comprovante de residência. Não é preciso fazer um novo cadastro no site do Governo do Estado: http://vacinaja.sp.gov.br.


Restante da região
Bertioga, Peruíbe e Cubatão devem iniciar a etapa de reforço na imunização de idosos com 90 anos ou mais somente na quarta (8). Santos, Guarujá e Mongaguá disseram ainda não ter estratégia montada porque ainda não receberam doses suficientes para contemplar o público apto a receber a terceira dose.


Logo A Tribuna