Travessia Guarujá-Bertioga deve voltar a funcionar em até duas semanas

Governo do Estado vai fazer contratação em caráter emergencial de obras no local

Por: ATribuna.com.br  -  13/06/22  -  15:07
Atualizado em 13/06/22 - 15:44
Obras de caráter emergencial devem iniciar na próxima quarta-feira (15)
Obras de caráter emergencial devem iniciar na próxima quarta-feira (15)   Foto: Matheus Croce/TV Tribuna

O serviço de travessias entre Guarujá e Bertioga deverá ser normalizado em até duas semanas, segundo o Secretário Estadual de Logística e Transportes João Octaviano Machado Neto. O flutuante da travessia afundou no mar na tarde de domingo (12) por conta da força da maré e está com a passagem interrompida.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O Departamento Hidroviário (DH), responsável pelo serviço, informou já trabalhar para a contratação em caráter emergencial das obras para fazer a retomada da travessia de veículos.


A expectativa é que as obras tenham início na próxima quarta-feira (15). O DH informou que a Marinha do Brasil iniciou uma perícia que vai identificar as causas do ocorrido. Este trabalho tem previsão para ser concluído até terça-feira (14).


"Logo em sequência, nossas equipes já entram em campo. Contrato emergencial, muito provavelmente já na quarta-feira iniciaremos. Vamos reformar como temos reformado todos os flutuantes, trazendo uma nova dinâmica, um novo grau de segurança para toda a travessia", disse João Octaviano, em entrevista para a TV Tribuna.



Acidente
O flutuante da travessia afundou no início da tarde de domingo. A estrutura foi engolida pelo mar por conta da força da maré. Um vídeo obtido por A Tribuna mostra o momento exato em que o equipamento afunda, alguns segundos antes de uma embarcação atracar com veículos. Ninguém ficou ferido.


Desde o momento do acidente, o serviço de travessia de veículos foram interrompido pelo DH.


Em nota, o departamento disse que a manutenção dos flutuantes e pontes de acesso às balsas de todo o sistema é feita todos os meses e, a deste mês de junho, já havia sido realizada.


Vídeo mostra momento que flutuante de travessia cede pela força da maré
Vídeo mostra momento que flutuante de travessia cede pela força da maré   Foto: x

Rota alternativa
Os Painéis de Mensagem Variável (PMVs) informam os motoristas sobre a interdição da travessia. O DH orienta que os motoristas utilizem rotas alternativas, entre elas a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), para poder ter acesso a Rodovia Dr. Manuel Hipólito Rego, a Rio-Santos.


Logo A Tribuna