Sete cidades da Baixada Santista aplicam a 4ª dose para idosos com mais de 80 anos

Dois municípios não irão imunizar esse público nesta segunda (21); veja onde vacinar na região

Por: Sandro Thadeu  -  21/03/22  -  06:59
Atualizado em 21/03/22 - 14:59
Infectologistas entendem que quarta dose é necessária para pessoas acima de 60 anos
Infectologistas entendem que quarta dose é necessária para pessoas acima de 60 anos   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Sete dos noves municípios da Baixada Santista aplicam nesta segunda-feira (21) a quarta dose contra a covid-19 em idosos acima de 80 anos que receberam o primeiro reforço há mais de quatro meses.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Em Praia Grande, essa campanha deverá ser iniciada na quarta-feira (23). Santos informou que ainda está aguardando a atualização do documento técnico de imunização, que norteia as ações que terão de ser adotadas, para garantir a proteção desse público-alvo.


Por outro lado, a Secretaria de Estado da Saúde explicou, no final da tarde deste domingo (20), que essas orientações já foram encaminhadas às administrações municipais para que a vacinação comece a partir de hoje.


Santos justificou que o Governo do Estado realiza o envio do documento técnico aos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs) de cada região, que os encaminha, por e-mail, aos municípios de sua competência. Como o material não foi recebido até o fechamento desta edição, não será possível iniciar a campanha hoje.


Praia Grande citou que também aguardava a manifestação oficial do Estado e que espera para amanhã a chegada de doses do imunizante voltadas às pessoas com mais de 80 anos.


Em Bertioga, os idosos desse grupo podem procurar qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (Usafas) de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. O mesmo ocorrerá em Guarujá, mas somente das 9 às 15 horas.


Em Itanhaém, a aplicação da dose de reforço será feita das 8h30 às 16 horas no Posto Volante de Vacinação, localizado na Rua Aécio Menucci, 281, Centro.


Em Mongaguá, os idosos podem procurar uma das Usafas das 13h às 15h30. Já em Peruíbe, a ação acontecerá das 9 às 12 horas em cinco postos fixos (Caraguava, Centro, Ribamar, Trevo e Veneza).


Cubatão é a única cidade da Baixada Santista que está imunizando as pessoas a partir dos 70 anos com a 4ª dose. Elas devem procurar alguma das UBSs ou Usafas das 8h30 às 16 horas.


A Prefeitura de São Vicente já havia iniciado a aplicação da quarta dose para idosos, na última sexta-feira, em todas as UBSs e Usafas, das 9h às 15h30, durante a semana. Aos sábados, é possível se imunizar nos postos móveis do Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365, Centro), das 10 às 18 horas.


Logo A Tribuna