Secretário de SP relata falta de diálogo do Governo Federal sobre túnel entre Santos e Guarujá
João Octaviano Machado Neto afirma que o projeto não tem sido discutido com o Estado
Atualizado em 07/02/22 - 23:24
A ligação seca entre Santos e Guarujá, comentada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) quando visitou o Vale do Ribeira pela última vez, não tem sido discutida pelo Governo Federal junto com o Estado de São Paulo, segundo o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto. Apesar de ressaltar que a área em questão é de responsabilidade da União, ele conta que as partes deixaram de dialogar sobre o assunto em 2020.
Durante entrevista para A Tribuna, Machado Neto disse que o Estado não é contrário à construção do túnel, mas entende que o projeto é mais complexo do que o de uma ponte, que já foi cogitado. João Octaviano lembra que a proposta da ponte foi entregue ao Governo Federal em 2020, mas a mesma não avançou.
"É uma decisão do Governo Federal que, infelizmente, está sendo tomada sem uma discussão com o Governo do Estado. O Governo do Estado nunca foi contra o túnel. Nós somos a favor da ligação. Achamos que a viabilização do túnel é muito mais complexa do que a ponte. Não temos como interferir nisso", comenta.
Segundo o secretário estadual, o projeto de um túnel dependeria de uma "engenharia financeira mais complexa do que a da ponte", seja com aporte do Governo Federal ou com base no modelo de concessão do Porto de Santos à iniciativa privada.
"Gostaríamos que tivesse mais transparência, que fosse dada uma discussão mais ampla. Qual é o modelo de concessão, como se inclui o túnel nesse processo. É uma decisão do Governo Federal. Ele não está ouvindo o Governo Estadual, não o procurou para discutir isso", ressalta Machado Neto.
Proposta
A intenção do Governo Federal é a de viabilizar a construção da ligação seca conforme a privatização do Porto de Santos. Apesar da preferência pelo túnel submerso, o presidente Jair Bolsonaro disse que a decisão final será dos engenheiros.
"A ponte, na minha visão, vai atrapalhar o tráfego de navios. O ideal é o túnel, que já estudamos e vimos que o preço fica parecido com o da construção da ponte. Já temos os recursos”, disse o presidente para A Tribuna.
Posicionamento
Em nota, o Ministério da Infraestrutura disse que a empresa vencedora da concessão do Porto de Santos vai aplicar R$ 3 bilhões em um fundo que será usado para construir o túnel entre Santos e Guarujá. Confira a resposta na íntegra:
O túnel entre Santos e Guarujá foi qualificado em dezembro último pelo Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), com previsão de também ir a leilão neste ano. A desestatização da Santos Port Authority (SPA) prevê a criação da Túnel S.A., com aporte de R$ 3 bilhões a ser feito como parte dos investimentos obrigatórios. Ou seja, a empresa vencedora da licitação vai empregar esse valor em um fundo, que será usado para a construção do túnel.
É uma vitória da região, que finalmente terá a interligação seca entre Santos e Guarujá, sonhada e prometida há quase um século. É mais segurança para as pessoas que cruzam o canal hoje em condições precárias e para o tráfego de navios, cada vez maiores e que demandam mais tempo de manobra.