Saiba como cuidar de sua máscara de pano na pandemia de Covid-19

Equipamento de proteção é importante por reduzir velocidade de transmissão do coronavírus

Por: Júnior Batista & Da Redação &  -  24/04/20  -  20:19
Saiba como cuidar de sua máscara de pano na pandemia de Covid-19
Saiba como cuidar de sua máscara de pano na pandemia de Covid-19   Foto: Alexsander Ferraz/AT

As máscaras de pano se tornaram aliadas fundamentais para evitar a disseminação do novo coronavírus. Nos próximos dias, elas serão ainda mais necessárias nessa luta, já que as nove cidades da Baixada Santista decidiram que seu uso será obrigatório. Mas você sabe como usar e cuidar delas? A Tribuna preparou um passo a passo para você recortar e guardar.


>> Saiba como cuidar de sua máscara de pano na pandemia de Covid-19


A função das máscaras é reduzir a velocidade de transmissão da Covid-19 em meio às projeções de pico da pandemia nas próximas semanas. Inclusive, na região, multas não estão descartadas. A diretriz, que segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, foi definida quarta-feira (22), em reunião do Comitê Metropolitano de Contingenciamento do Coronavírus na Baixada Santista. 


Mas, na hora de comprar ou até mesmo produzir as máscaras de pano em casa, cuidado para não se enrolar e perder tempo sem necessidade. Segundo o médico infectologista Evaldo Stanislau, pode-se usar qualquer tipo de tecido.


“Máscaras para uso profissional têm que ser feitas de TNT. As comuns, para uso na comunidade, obedecem ao objetivo de impedir que quem as utiliza transmita aos outros uma eventual infecção sem sintomas. Portanto, podem ser de tecido comum”.


O médico diz que esse tipo de máscara só deve ser usada enquanto estiver limpa e seca, ficando até algumas horas com elas - até mais que as descartáveis, cujo uso é indicado por apenas duas horas. “Desde que esteja nas condições ideais, ela dura até seis horas”.


Atenção


A proteção só é efetiva se o produto for manuseado corretamente: uma vez colocado, deve ficar bem ajustado, cobrindo o nariz e a boca.


Para cuidar, lave-a sozinha, sem entrar em contato com outras peças. “Ela pode ser lavada sem maiores preocupações porque a água e o sabão, em um ciclo de lavagem normal, já neutralizam o vírus”.


Evaldo também reforça que é errado manusear a máscara em sua parte interna, devendo-se dar preferência sempre às pontas.


Logo A Tribuna