Sabesp explica alterações na conta e garante segurança aos moradores do litoral de SP

Mudanças na conta de água têm causado confusão entre munícipes da Baixada Santista, que pensaram tratar-se de um golpe

Por: ATribuna.com.br  -  17/11/21  -  07:54
Principal mudança é que a ligação de água passa a ser identificada pelo número de fornecimento inscrito no canto superior esquerdo
Principal mudança é que a ligação de água passa a ser identificada pelo número de fornecimento inscrito no canto superior esquerdo   Foto: Divulgação/Sabesp

A Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) mudou a fatura mensal da conta de água. Apesar de as alterações terem ocorrido há cerca de um mês, ainda confundem moradores da Baixada Santista que desconfiam de supostas contas falsas. Mas a estatal afirma não haver relatos comprovados de fraude, explica as alterações e como identificá-las.


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A manicure Raimunda Maria do Nascimento Silva, de 52 anos, chegou a pensar que tinha caído em um golpe, pois foi alertada de que faturas não verdadeiras estariam sendo distribuídas no bairro Vila Margarida, em São Vicente, onde mora. Ela já tinha pago a conta.


Ela contatou a Sabesp, que esclareceu as mudanças na conta. “Foi um alívio, porque estão tendo tantas quadrilhas. Minha pressão até chegou a subir um pouquinho”, relata, ao lembrar que teve o cartão clonado recentemente.


A exemplo de Raimunda, outros moradores ficaram confusos. O assessor da Diretoria de Sistemas Regionais da Sabesp, responsável pelo Litoral e pelo Interior paulistas, João Batista Marques, disse que as mudanças se devem a um "processo de transformação digital". O objetivo é tornar a relação com os clientes mais ágil e próxima.


Marques destaca que as alterações na conta haviam sido informadas em faturas anteriores e divulgadas nas redes sociais da companhia. “Houve divulgação, mas as fake news parecem pólvora”.


Mudanças
O assessor explica a principal mudança: a ligação de água passa a ser identificada pelo número de fornecimento, inscrito no canto superior esquerdo, não mais pelo Registro Geral do Imóvel (RGI).


João Marques lembra, porém, que o RGI permanece indicado na conta e pode ser um dos itens a conferir, caso haja dúvida sobre a veracidade da fatura. Outras formas para verificar a veracidade são o site, a agência virtual e o telefone 0800-055-0195.


Outra novidade é o código para solicitar o cadastramento da conta em débito automático, que pode ser tratado diretamente com a Sabesp, sem necessidade de ir a uma agência bancária. Para que a mudança na forma de pagamento ocorra, o cliente deve atualizar seu cadastro, pois passará a receber informações por SMS.


O assessor da Diretoria de Sistemas Regionais reitera que não há relatos comprovados de contas falsificadas, mas uma transformação na companhia, para dar prioridade ao cliente.


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