Retorno presencial à faculdades é benéfico, avaliam acadêmicos da Baixada Santista

Volta à rotina é fundamental para a interação entre alunos e professores

Por: Sandro Thadeu  -  21/02/22  -  10:05
Atualizado em 21/02/22 - 16:21
A retomada das aulas presenciais é boa para a interação entre alunos e professores
A retomada das aulas presenciais é boa para a interação entre alunos e professores   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Os representantes das universidades afirmaram que o retorno das atividades presenciais tem sido uma experiência muito benéfica aos estudantes e também aos professores. O coordenador do curso de Ciências Médicas da Unilus, Mauro Dinato, afirmou que vê a alegria dos alunos nessa volta.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“Isso é muito importante do ponto de vista pedagógico. Isso também faz bem para os docentes. Dar uma aula remota é como interpretar uma peça de teatro sem ter plateia para interagir”, destacou o coordenador.


A pró-reitora acadêmica da Unimes, Elaine Marcílio Santos, também tem percebido a grande satisfação e a ansiedade de muitos alunos nesse retorno ao ambiente acadêmico.


“Embora com todas as estratégias pedagógicas do ensino remoto, sempre há uma dispersão e o professor não consegue ter a classe na mão dele. A volta das atividades presenciais é fundamental”, destacou.


A reitora da Unisanta, Sílvia Ângela Teixeira Penteado, tem opinião semelhante. “Vejo nos nossos alunos e professores um misto de alegria, esperança e responsabilidade nesse retorno para a universidade”.


A coordenadora acadêmica geral da Esamc, Amália Borges, entende que o retorno ajuda no relacionamento, na troca de experiência, no convívio, em fazer parte de um ambiente acadêmico e se relacionar com alunos de outros cursos, trabalhando a transdisciplinaridade. “Esse retorno promove networking entre alunos, um grande fator já que estamos formando líderes para o mercado profissional é sempre vantajoso, vai além do conhecimento técnico esse retorno para o ambiente acadêmico”, ressaltou.


O professor Roberto Fontes, que preside o comitê local da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) – Campus do Litoral Paulista, entende que a retomada da experiência presencial e a convivência entre alunos e docentes vai enriquecer o dia a dia pedagógico em todas as dimensões universitárias, além de contribuir para eventuais questões de saúde mental que tenham surgido ao longo da pandemia.


De acordo com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Cubatão, o período do ensino remoto foi uma fase de muita aprendizagem e adaptação para os professores, técnicos e estudantes, que se empenharam para que o processo de ensino e aprendizagem pudesse continuar. A instituição considera a retomada das aulas presenciais necessária e importante “para um maior aprofundamento dos aspectos conceituais e formais, como o uso de laboratórios e outros ambientes específicos de formação, e para a retomada das relações, das habilidades sociais e emocionais”.


Logo A Tribuna