Ressaca em Santos pode levar sujeira acumulada nas praias de volta para o mar

A faixa de areia, principalmente entre os canais 5 e 6, acumula desde restos de material plástico, como garrafa pet, até sapato perdido

Por: Por ATribuna.com.br  -  06/05/20  -  20:21
  Foto: Alexsander Ferraz/AT

Sujeira na areia das praias santistas é motivo de reclamação de moradores. O lixo está acumulado, principalmente, entre os canais 5 e 6. Em uma rápida passada pela orla, é possível encontrar desde material plástico, como garrafas pet, até sapatos. De acordo com a prefeitura, a limpeza para a faixa de areia durante o período da pandemia de coronavírus foi reprogramado.


No trecho logo após o canal 6, por exemplo, um pedaço de muro feito com bloco de concreto enfeita a areia. Ninguém soube dizer como ele foi parar ali. Para a doméstica Maria Aparecida Francisco, de 56 anos, pode ter sido trazido pela última ressaca ocorrida na região no mês passado. 


Agora, com previsão de que o fenômeno possa se repetir hoje, a expectativa é de que a sujeira seja levada para o mar, aumentado a poluição no oceano.


“A gente sabe que a maior parte do que está aí foi jogado pelas pessoas, que não têm consciência, que não sabem cuidar do planeta. Esse material vai demorar muito tempo para se decompor. Mas também precisa limpar, né”.


O personal trainer Rodrigo Fiore, 37 anos, também defende a conscientização das pessoas para ajudar o meio ambiente. “Vemos gente jogando lixo pela janela, bituca de cigarro no chão. Tudo isso vai para o esgoto e depois para o mar. O homem precisa perceber o quanto tem prejudicado a natureza”.


Resposta


A Secretaria de Serviços Públicos informou, em nota, que devido ao decreto que definiu o isolamento social, houve necessidade de paralisar a limpeza da orla para readequá-la. Com isso ocorreu redução de equipes na praia e “dedicação maior em pontos de saúde”. E que, após a ressaca, no mês passado, as limpezas seguiram sequência de liberação de vias, jardins, quiosques e depois da faixa de areia. Apesar de reduzidas as equipes, o trabalho segue com limpezas manuais e mecanizadas.


Logo A Tribuna