Receita Federal registra aumento de 1,9% de declarações entregues dentro do prazo

O prazo de envio chegou ao fim, porém os atrasados ainda podem entregar a declaração

Por: Gabriel Fomm  -  07/06/22  -  21:11
Atualizado em 07/06/22 - 21:56
Segundo a Receita Federal, o valor da multa para os atrasados é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido
Segundo a Receita Federal, o valor da multa para os atrasados é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A Receita Federal encerrou nesta última semana o prazo de envio da declaração de Imposto de Renda de 2022. Na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, o número de entregas foi superior ao de 2021, tendo a expectativa alcançada em todas cidades, com exceção de Iguape.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Foram entregues 487.862 declarações dentro do prazo na região. O número é maior que o de 2021, onde 478.834 entregaram antes do encerramento. Esse ano teve um aumento de 1,9%.


“O contribuinte que estava obrigado e não declarou, não terá a certidão negativa de tributos federais disponível. Entretanto, terá restrição a crédito, pode ser impedido de participar de concursos públicos, de tirar passaporte ou participar de programas sociais do governo”, informou o diretor executivo da Consultoria Contábil (Confirp), Richard Domingos.


Apesar de ter passado o prazo, as declarações continuam sendo enviadas. Na última atualização, que contempla o período de 1º a 06 de junho, chegam a cerca de 850 declarações. Não há data para o envio das atrasadas, porém há multa prevista por lei.


“Quanto mais cedo fizer, menos problema terá. Entre as dificuldades, está a penalidade da multa por entrega da declaração atrasada”, avisa o contador.


Segundo a Receita Federal, o valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. Seu valor mínimo é de R$ 165,74.


Para aqueles que ainda estão na dúvida se são obrigados a declarar o imposto, Richard explica que é possível descobrir através da conta gov.br. "Pelo código de acesso gerado pelas duas últimas declarações entregues ou por certificado digital, é possível acessar a base da Receita Federal no e-CAC e verificar ser é obrigado a declarar”.


A Receita Federal informa que os números da malha fiscal são divulgados anualmente após a finalização do prazo de processamento das declarações, o que ocorre no período de pagamento do último lote de restituição. Em 2021, a divulgação nacional ocorreu no final de setembro.


Logo A Tribuna