Realizada em Santos, Expo Retomada teve menos de 1% de testes positivos para Covid-19

Participantes foram acompanhados com testes depois de sete e 15 dias

Por: Júnior Batista  -  17/08/21  -  06:28
 O workshop funcionou como um teste, em dois dias de julho, promovido pelo Governo do Estado
O workshop funcionou como um teste, em dois dias de julho, promovido pelo Governo do Estado   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Realizada nos dias 21 e 22 de julho em Santos, a Expo Retomada registrou menos de 1% de testes positivos entre os visitantes que foram acompanhados até 15 dias depois da feira. O workshop funcionou como um teste, promovido pelo Governo do Estado, para a retomada das reuniões do tipo em terras paulistas. Santos foi a primeira de uma série de cidades que receberão reuniões parecidas nos próximos meses.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A Expo Retomada recebeu, ao todo, 1.309 visitantes únicos e não simultâneos, além de 245 profissionais envolvidos na montagem. Os visitantes eram testados antes de entrar no espaço da feira. Depois de sete e 15 dias, houve novas rodadas de testes gratuitos em São Paulo e Santos.


Dentre os visitantes, 463 foram retestados (35,37% do público total), sendo três com resultados positivos para o novo coronavírus - um cadastrado como visitante e dois cadastrados como equipe de montagem ou do estafe do evento.


Para o diretor da Rede Feiras e um dos idealizadores da Expo Retomada, Fernando Lummertz, os números mostram o sucesso dos protocolos de segurança.


“É uma fração muito pequena, próxima de zero. Se somarmos os testes aplicados na fase anterior com os da retestagem, esse número final é menor que 0,5%, o que nos tranquiliza e nos faz acreditar que, com o avanço da vacinação na população adulta que comparece aos eventos de negócios, poderemos assumir em definitivo que participar desses eventos é totalmente seguro”.


Segundo Paulo Octávio Almeida, diretor da Live Marketing Consultoria e também idealizador da Expo, a pequena fração de testes positivos reflete a situação atual de vacinação em ambas as cidades. “Se já estivéssemos próximos dos 90% de vacinados, nós não teríamos nem esses casos”.


Montagem


Outro aprendizado, segundo Almeida, é o cuidado redobrado com as pessoas que trabalham em eventos. “Os visitantes demonstraram alta consciência em respeitar os protocolos”.


Ele reforça, ainda, que a maioria dos positivos foi de pessoas que, de alguma forma, participaram da montagem. “Esses dados nos informam que, pelo que observamos, os visitantes, de forma geral, estão tomando as devidas precauções. Mas quem trabalha com eventos precisa tomar precauções adicionais, tanto nas dependências do evento como fora delas”, finaliza.


Logo A Tribuna