Procon orienta consumidores com viagem marcada a países com coronavírus
Segundo órgão de defesa do consumidor, quem comprou passagem não pode ser prejudicado
A Fundação Procon-SP alerta que o consumidor que comprou passagens aéreas ou pacotes turísticos para países com casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) não pode ser prejudicado caso queira cancelar ou adiar sua viagem.
De acordo com o chefe de gabinete do Procon-SP, Guilherme Farid, “mesmo as empresas não tendo culpa, a lei reconhece que a parte vulnerável da relação é o consumidor, de modo que é ele quem merece especial proteção”.
Segundo o órgão de defesa do consumidor, como não há previsão legal para esse tipo de situação, faz-se necessário negociar alternativas com a empresa que vendeu o serviço turístico, e ela não pode se recusar a oferecer opções aos clientes.
Além da China, onde o novo coronavírus surgiu, chama atenção o avanço da doença na Itália, destino procurado por muitos brasileiros em férias. Nesta quinta-feira (27), o número de mortos no país chegou a 14 e já há 528 casos confirmados.
O Procon-SP pode ser acionado pelo telefone 151, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.