Procon dá dicas para não cair em golpes no Dia Mundial do Consumidor

Coordenadora do órgão em São Vicente faz alerta, principalmente para compras pela internet

Por: Por ATribuna.com.br  -  13/03/20  -  01:10
Dia Mundial do Consumidor é comemorado no domingo (14)
Dia Mundial do Consumidor é comemorado no domingo (14)   Foto: Yasmin Vilar/AT

O Procon de São Vicente dá dicas para que as pessoas não sejam enganadas e caiam em golpes com a chegada do Dia Mundial do Consumidor, comemorado no próximo domingo (15).


Grande parte das transações atualmente ocorre pela internet. Pensando nisso, a coordenadora do Procon vicentino, Rosely Névola, faz um alerta para os sites falsos criados para enganar o consumidor.


“Nas compras on-line, as preocupações maiores referem-se aos sites falsos. Recomendamos que as pessoas olhem se o portal é verdadeiro e se existem reclamações no Reclame Aqui. Ou seja, devemos fazer nossa parte”, diz.


O Código de Defesa do Consumidor garante o direito de devolução do produto em caso de desistência no e-commerce (comércio digital).


Segundo Rosely, o comprador tem até sete dias úteis para desistir da aquisição, mas a loja vai fazer o ressarcimento no mesmo formato de pagamento escolhido pelo consumidor no momento em que fechou o negócio. Por exemplo, se o cliente decidiu dividir o valor de um produto em três vezes, ele vai receber o dinheiro de volta também em três parcelas.


Quanto às lojas físicas, a coordenadora destaca que nem todas as empresas são obrigadas a trocar o produto. “A troca é uma mera liberalidade. Se a pessoa comprar um sapato ou uma blusa, por exemplo, deve verificar se o comércio realiza a troca e pedir para carimbar a nota fiscal ou a embalagem, a fim de ter uma garantia”.


Aqueles que desejam formalizar reclamações não devem recorrer às redes sociais do Procon. As plataformas corretas são os sites Reclame Aqui, consumidor.gov.br e do Procon.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna