Previsões indicam chuvas intensas até terça-feira na Baixada Santista

Em alguns municípios, o acumulado de 72 horas pode passar de 100mm

Por: De A Tribuna On-line  -  02/03/19  -  11:50
Atualizado em 02/03/19 - 12:41
Com promessa de chuva e vento, guarda-chuva é essencial para quem precisar sair no fim de semana
Com promessa de chuva e vento, guarda-chuva é essencial para quem precisar sair no fim de semana   Foto: Rogerio Soares/AT

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec) emitiu um alerta de chuvas intensas até terça-feira de Carnaval (5), em razão de um corredor de umidade sobre o Sudeste, que mantém o tempo instável no Estado. Em alguns municípios, o acumulado de 72h pode ultrapassar 100mm, segundo o órgão. Os morros continuam em estado de atenção.


Neste sábado e domingo (3), o tempo permanece fechado e pode chover a qualquer hora, com intensificação durante a tarde, quando há risco para chuva volumosa e rajadas de vento, além de descargas elétricas pontuais. Na segunda (4), o corredor de umidade enfraquece e o sol volta a aparecer. A temperatura sobe, mas pode haver tempestades entre a tarde e a noite. A mesma condição é prevista para terça (5).


Orientações


A Defesa Civil orienta aos moradores de áreas de risco que fiquem atentos aos indícios de enchentes, evitando deslocamentos. Se houver inundações, a recomendação é que protejam e elevem móveis, desliguem eletrodomésticos e evitem contato com a água a fim de se prevenir de doenças infectocontagiosas. Devem também observarsinais de escorregamentos e que saiam de suas casas se houver rachaduras, água barrenta, árvores e postes inclinados.


Quem precisar de socorro, deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193. Moradores de imóveis que apresentarem problemas estruturais devem solicitar vistoria preventiva da Defesa Civil pelo 199.


Alertas


Durante todo o feriado prolongado de Carnaval, a Defesa Civil emitiráalertas por meio de SMS (mensagem de texto no celular).Para receber a notificação é preciso enviar mensagem pelo celular para o número 40199, contendo seu CEP. Mensagens são disparadas pela Defesa Civil do Estado com o objetivo de ajudar a preservar vidas em casos de chuvas fortes, enchentes, deslizamentos, incidência de raios e outros fenômenos meteorológicos.


Logo A Tribuna