Prefeitos da Baixada Santista acreditam que privatização de balsas fique para 2023

Modelo de concessão está sendo revisado pelo Estado após Rogério Santos e Válter Suman criticarem possível reajuste

Por: Daniel Gois  -  18/07/22  -  20:43
Na Baixada Santista, três travessias serão afetadas pela privatização
Na Baixada Santista, três travessias serão afetadas pela privatização   Foto: Silvio Luiz/Arquivo/AT

Suspenso desde fevereiro, o edital de concessão das travessias de balsas e barcas do litoral de São Paulo segue sendo revisado pelo Governo Estadual. A interrupção se deu após prefeituras da Baixada Santista discordarem de um possível reajuste de até 50% no preço da tarifa. Ouvidos por A Tribuna, os mandatários de Santos, Rogério Santos (PSDB), e Guarujá, Válter Suman (PSDB), acreditam que a privatização fique para 2023.


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O prefeito de Santos afirma que mesmo com a privatização, é importante que haja subsídios para que a conta não seja repassada na tarifa. Ele acredita que o novo modelo de concessão fique para 2023.


"A privatização é importante. Porém, ela tem que vir com uma regra de subsídio. Os preços não podem ser repassados ao usuário. Temos que ver a balsa como um transporte público. Ele cumpre um papel importante na economia e na sociedade. Acredito que nesse ano a privatização seja suspensa e um novo modelo com subsídios seja colocado no ano que vem", disse Rogério Santos.


Além das regras de subsídios nas tarifas, Válter Suman afirma que a privatização deve vir acompanhada de uma melhoria na agilidade das travessias e na qualidade do serviço. Assim como Rogério Santos, ele acredita que o problema das filas seja resolvido apenas com a ligação-seca.


"Desde que a qualidade e a agilidade do transporte público melhore, sem impacto no bolso do cidadão, somos favoráveis (à privatização). Em vigência desse ano, que é eleitoral, é pouco provável, a meu ver, que isso venha a ser realizado ainda nesse ano. A população exige que haja um serviço com cada vez mais qualidade", afirma o prefeito de Guarujá.


Prefeito de Santos, Rogério Santos pede regra de subsídios na concessão das travessias de balsas
Prefeito de Santos, Rogério Santos pede regra de subsídios na concessão das travessias de balsas   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Estudos

A Secretaria Estadual de Logística e Transportes (SLT) disse em nota que está sendo realizada uma "ampla revisão do projeto de concessão", através da Subsecretaria de Parcerias.


Segundo a SLT, o novo prazo de republicação do edital para licitação será divulgado "em breve". A data ou mês não foram informados.


"O objetivo da concessão é oferecer a melhoria das travessias. O capital privado vai modernizar e ampliar o serviço, trazendo comodidade, segurança e desenvolvimento para as cidades atendidas. Além disso, a concessão gera empregos e aumenta a capacidade das embarcações, trazendo mais agilidade nos deslocamentos", diz o Governo Estadual.


Prefeito de Guarujá, Válter Suman ressalta que conta não pode ser repassada ao usuário
Prefeito de Guarujá, Válter Suman ressalta que conta não pode ser repassada ao usuário   Foto: Carlos Nogueira/AT/Arquivo

Travessias

Na Baixada Santista, a privatização afeta as travessias Santos-Guarujá, Santos-Vicente de Carvalho e Guarujá-Bertioga.


Outros cinco embarques, sendo um no Litoral Norte (São Sebastião-Ilhabela) e quatro no Vale do Ribeira (Cananeia-Ariri, Cananeia-Ilha Comprida, Cananeia-Continente e Iguape-Jureia), também serão concedidos à iniciativa privada.


A travessia Santos-Guarujá é a de maior movimentação em todo o Estado. Por dia, passam 15 mil veículos (entre carros, caminhões e ônibus), 8 mil motos, 8 mil ciclistas e 200 pedestres, conforme dados do Estado.


Juntas, as oito travessias movimentam cerca de 28 mil veículos e 22 mil pedestres e ciclistas diariamente.


Reajuste

Em fevereiro, o edital de concessão foi suspenso após reclamações das cidades de Santos e Guarujá, sobre a possibilidade de um reajuste próximo a 50% nas tarifas. A licitação estava marcada para 30 de março.


Coincidentemente, em julho, as tarifas do sistema de travessias não foram reajustadas em São Paulo pelo quarto ano seguido. A mesma postura ocorreu em relação aos pedágios de rodovias.


No embarque de carros entre Santos e Guarujá, o preço segue em R$ 12,30, enquanto a tarifa nas barcas de Santos a Vicente de Carvalho permanece a R$ 1,55. Em Guarujá-Bertioga, o valor para automóveis é de R$ 6,15 nos dias úteis e R$ 9,20 aos sábados, domingos e feriados.


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