Pesquisar pode gerar economia na reforma ou decoração de imóveis

Alta de preços também chegou ao mobiliário e materiais de construção

Por: Júnior Batista  -  02/10/21  -  14:54
 Projeto da decoração supervisionado por um profissional especializado durante toda a execução evita gastos desnecessários ou retrabalhos
Projeto da decoração supervisionado por um profissional especializado durante toda a execução evita gastos desnecessários ou retrabalhos   Foto: Divulgação

Uma boa pesquisa pode render muita economia na hora de decorar ou reformar o apartamento ou a casa. O casal Gabriel César Lima, de 29 anos, e Carla Martuscelli Hernandes, de 30, seguiu a dica à risca e conseguiu reduzir em R$ 24 mil os gastos com a área gourmet do imóvel em Santos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Este é o principal conselho de arquitetos, decoradores e designers de interiores ouvidos por A Tribuna. A pesquisa é a chave para fazer um bom negócio e evitar a alta em itens de mobiliário, decoração e reparos no domicílio.


Segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a alta no grupo de itens de mobiliário e decoração é de 23,73% no acumulado dos últimos 12 meses. As maiores altas são em armários para o quarto, de 30,33%, e mesas com cadeiras, de 30,02%.


Ainda de acordo com o IPC, o grupo dos materiais para reparos no domicílio, como tintas, piso, cimento e argamassa, aumentou 15,64% no mesmo período.


Segundo Isabel Alves Franco, proprietária da Todeschini, de móveis planejados, um detalhamento de todas as etapas é fundamental para o sucesso do resultado final.


“Ao contrário do que muitos pensam, realizar o sonho de um projeto totalmente personalizado pode entrar facilmente nos planos financeiros, desde que se saiba exatamente o que se precisa, estabelecendo prioridades nas escolhas do projeto”, diz.


De acordo com a arquiteta Tatiana Benício, que atua em parceria com a House Decor, o bom planejamento e a contratação de um profissional evitam desperdícios. “O profissional desenvolve um projeto elaborado, onde valoriza e explora o melhor uso dos ambientes. Com uma proposta completa, o cliente consegue fazer todos os orçamentos necessários para executar a obra sem surpresas”.


Segundo o sócio-proprietário da Novo Macuco, Amir Fauzi Abdul Rahim, o planejamento é importante para uma repaginação de seu imóvel. “A ajuda de um profissional, quer seja arquiteto ou designer de interiores, é cada vez mais indicada para que o planejamento siga o mobiliário definido e que a execução esteja sendo supervisionada, evitando assim gastos desnecessários ou retrabalhos”.


De acordo com a designer de interiores Andrea Bento, projetar o espaço com segurança é o primeiro passo para evitar desperdícios. A próxima etapa é partir para pesquisa de custo de materiais, mão de obra e documentações exigidas para a reforma.


“Para um orçamento justo, o ideal é o mínimo de intervenções que envolvem profissionais. A decoração DIY, sigla em inglês para ‘do it yourself’, que traduzido ao português seria ‘faça você mesmo’, é uma ótima opção”, diz.


Andrea sugere seguir uma inspiração. “É possível encontrar em vários sites e redes sociais de profissionais com lindas referências. Encontre-a e siga tutoriais que façam o passo a passo de peças encontradas. Com um baixo custo é possível também deixar o ambiente renovado”.


A última ressalva é investir em materiais de boa qualidade e uma mão de obra especializada. “Muitas vezes, o resultado não é satisfatório se apenas um deles for bom”.


Logo A Tribuna