Pepe Altstut, um dos maiores incentivadores do esporte da Baixada Santista, morre vítima da Covid-19

Empresário era dono do Memorial Necrópole Ecumênica

Por: Da Redação  -  25/03/21  -  15:02
Pepe era dono do Memorial Necrópole Ecumênica
Pepe era dono do Memorial Necrópole Ecumênica   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O empresário argentino José Salomon Altstut, conhecido como Pepe, morreu na manhã desta quinta-feira (25), aos 83 anos, vítima das complicações causadas pela Covid-19. Segundo apurado por A Tribuna, Altstut estava internado e intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.


Pepe Altstut era considerado, por muitos, um dos maiores incentivadores do esporte da Baixada Santista. Altstut também ficou conhecido por ser o proprietário do Memorial Necrópole Ecumênica, responsável, também, por patrocinar vários atletas da região.


Dentre um dos atletas patrocinados está o boxeador Patrick Teixeira.


Além de ser um admirador e incentivador dos esportes, ele também já chegou a atuar como desportista, praticando ciclismo e natação, por exemplo. Aos 67 anos, o empresário participou de uma prova entre Campinas e Praia Grande, no Rio de Janeiro, em 2004. Ao todo foram 300 km de percurso.


Quando decidiu se estabelecer em Santos, Altstut apostou na construção civil. Começou trabalhando na imobiliária de um amigo e a partir daí começaram a construir os imóveis.


A vontade de empreender nos sepultamentos surgiu ao assistir o enterro do pai de um amigo, que foi enterrado em uma área com lama, por conta das condições do solo da época. Altstut decidiu então que gostaria de dar um lugar mais digno para essas pessoas e para as famílias que estavam se despedindo.


Já a ideia do cemitério vertical surgiu pois Santos não tinha espaço suficiente para a construção de um cemitério convencional.


Em nota, a família confirmou o falecimento e lamentou a perda:
"Nossa família está de luto. José Salomon Altstut, Pepe, nos deixou no dia de hoje. Todos nós da família agradecemos as manifestações de carinho e respeito, mas queremos pedir que entendam esse momento de dor e respeitem nosso luto".


Por conta do falecimento de Pepe, o prefeito de Santos, Rogério Santos, decretou luto oficial na Cidade por três dias.


“Foi com extrema tristeza que recebi a notícia do falecimento de Pepe Altstut, um santista de coração que amava nossa cidade. Levou o nome de Santos ao exterior construindo aqui o maior cemitério vertical do mundo. Dedicou sua vida também ao esporte apoiando atletas de várias categorias e modalidades. O Município perde um de seus mais nobres cidadãos. Com certeza, Pepe deixa um rico legado de lutas, vitórias e ensinamentos. Meus sentimentos aos familiares neste momento de dor”, diz o prefeito.


O jornalista Fábio Maradei, que trabalhou como assessor de imprensa do Memorial, relembra a paixão que Pepe tinha pelo esporte e do surgimento da equipe memorial, no ano 2000. "Fizemos a melhor equipe do Brasil por anos... É um sucesso até hoje e o Pepe sempre ajudou, sempre colaborou, era um cara que adorava ver esporte, adorava box".


Maradei também relembra que Pepe Alstut e Pelé eram grandes amigos e foram até sócios do Litoral Futebol Clube.


"Era um cara fenomenal, sempre alegre e feliz com a vida. É uma perda danada, mas ele está deixando um legado pro esporte. Espero que outros empresários sempre lembrem dele e sigam o que ele fez", diz o jornalista


Logo A Tribuna