Paralisação de funcionários da Caixa não atrapalha atendimento em Santos

Trabalhadores protestam contra a abertura de capital da Caixa Seguridade

Por: Rosana Rife  -  27/04/21  -  15:40
  Uma das saídas indicadas para evitar fila e espera é utilizar alternativas como aplicativo, caixa eletrônico e lotéricas
Uma das saídas indicadas para evitar fila e espera é utilizar alternativas como aplicativo, caixa eletrônico e lotéricas   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Quem for a agências da Caixa Econômica Federal nesta terça-feira (27) pode encontrar atendimento mais demorado. Funcionários do banco fazem paralisação de 24 horas e se manterão em estado de greve em todo o País. Na Baixada Santista, há 700 trabalhadores. A decisão foi tomada em assembleia realizada de forma virtual. Não há índice de adesão divulgado até o momento.


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Nas agências de Santos, o movimento está tranquilo. Não há fila na porta de agências. Mas a operadora de caixa Daniele Souza Santos, 30 anos, diz que demorou 40 minutos para solicitar um novo cartão na unidade do Centro. “Estou de folga, então é o dia pra resolver assuntos de banco”.


A paralisação afetará somente 40% dos trabalhadores, explica o diretor do Sindicato dos Bancários da região, Sérgio Cabeça. "60% do pessoal estará trabalhando em cumprimento à decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST)". A medida vale para quem atua de forma presencial ou em home office.


Eles protestam contra a abertura de capital da Caixa Seguridade. “Esse processo atende interesse do mercado e do Governo Federal. O objetivo é fazer dinheiro. Mas é preciso destacar que essa empresa (Caixa) tem 160 anos e atende programas sociais inalcançáveis pela iniciativa privada”.


Os funcionários pedem também a contratação de aprovados em concurso público realizado em 2014 e inclusão de trabalhadores de linha de frente no rol de prioridade para a vacinação contra a covid-19.


Uma das saídas indicadas para evitar fila e espera é utilizar alternativas como aplicativo, caixa eletrônico e lotéricas.


Resposta


A Caixa informa que participa de “mesa permanente de negociação com as representações sindicais”. E diz que, no momento, realiza a “a maior operação de pagamento de benefícios sociais da história”, o que inclui liberação do auxílio emergencial e Bolsa Família.


Em nota, a entidade informou que manteve o atendimento normal nesta terça-feira e, até 13 horas, registrou cerca de 400 mil atendimentos em agências físicas, mais de 6 milhões de transações em caixas eletrônicos e 12 milhões de transações em lotéricas no País. Houve ainda pagamento dos beneficiários do Bolsa Família e crédito dos nascidos em outubro do Auxílio Emergencial.


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