Outono: meteorologistas do litoral de SP analisam chegada da nova estação

Estação começa no próximo domingo (19), às 12h33, e promete dias mais secos

Por: Júnior Batista  -  14/03/22  -  13:33
A nova estação começa no próximo domingo, às 12h33, e promete dias mais secos
A nova estação começa no próximo domingo, às 12h33, e promete dias mais secos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O outono não deve ter grandes surpresas com relação à quantidade de chuva e à temperatura média na Baixada Santista, segundo meteorologistas que foram ouvidos por A Tribuna.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A estação começa no próximo domingo (19), às 12h33, e promete dias mais secos, com temperaturas entre 20 e 23 graus, em média. Porém, a chuva acumulada poderá ser 30 milímetros (mm) superior à média do período, indica análise do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O outono durará até 21 de junho.


“O Estado de São Paulo deve concentrar chuvas abaixo da média entre os meses de março e maio, mas, na Baixada Santista, elas devem ficar dentro dessa média, podendo ultrapassar ligeiramente o índice previsto de precipitação”, diz a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet.


SEMELHANÇA

Os primeiros dias do outono mais se parecerão com o verão, com previsão de bastante nebulosidade e acúmulo de chuva entre 40 e 60 milímetros, o que a profissional classifica como considerável.


Segundo Andrea, o País ainda vive sob efeito do fenômeno La Niña, iniciado em novembro do ano passado. No entanto, a previsão é de que ele se desloque para o Centro-Oeste e o Norte — atualmente, tem maior influência na Região Sul.


No Sul, o fenômeno foi responsável por secas decorrentes do aumento de temperatura. No Norte, pode haver mais chuva na Amazônia. Os efeitos no Sudeste e no Centro-Oeste são imprevisíveis.


MATURIDADE

De acordo com relatório da Agência Americana de Meteorologia e Oceanografia (NOAA), em 13 de janeiro, o La Niña alcançou maturidade e deve se encerrar no mês de maio.


Por aqui, entre março e maio, as temperaturas não devem oscilar muito, com mínimas entre 18 e 20 graus e máximas entre 23 e 25 graus.


O FIM DO VERÃO

Nesta última semana de verão, entre hoje e sexta-feira, o tempo fica encoberto e a temperatura cai.


Para o fim de semana, há menor possibilidade de chuva, e o tempo pode abrir. As temperaturas serão típicas do verão, em torno dos 30 graus.


Mais chuva

Até o fim do mês, no entanto, com o outono já presente, há uma nova previsão de chuva.


Segundo Andrea, um sistema estacionário no norte do Estado do Paraná ainda causa influência no Litoral de São Paulo, convergindo para aumentar a umidade e favorecendo precipitações.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna