Ocorrências de afogamentos crescem 33% durante o Carnaval no litoral de SP

Comparação é com o mesmo período de 2020, último antes das restrições da pandemia

Por: Daniel Gois  -  04/03/22  -  10:33
Atualizado em 04/03/22 - 16:11
Litoral de SP teve 240 afogamentos e 3 mortes durante ponto facultativo de Carnaval
Litoral de SP teve 240 afogamentos e 3 mortes durante ponto facultativo de Carnaval   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O índice de pessoas em situação de afogamento nas praias do litoral de São Paulo cresceu 33% durante o Carnaval deste ano, em comparação ao mesmo período de 2020 - antes das medidas restritivas da covid-19. Entre 25 de fevereiro e 1º de março, 240 pessoas foram socorridas - três se afogaram (morreram) -, enquanto que há dois anos foram registrados 180 resgates a banhistas. Os dados são do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GbMar).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


No domingo (27), 82 banhistas foram resgatados, o maior número até o momento. No dia seguinte, 64 pessoas foram salvas.


Entre as mortes, uma delas aconteceu na Baixada Santista. No sábado, (26), por volta de 7h30, um idoso de 73 anos se afogou na Praia do Itararé, próximo a pedra da Feiticeira. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Uma testemunha informou aos bombeiros que a vítima entrou no mar para urinar e, quando percebeu, já estava caída na água.


As outras duas mortes aconteceram no Litoral Norte. Ainda no sábado, por volta de 14h, um homem de 29 anos, morador de Guarulhos (SP), desapareceu após entrar no mar e foi localizado por uma equipe de bote aquático. O Samu constatou o óbito.


No domingo (27), um homem de 58 anos, morador de São Paulo, se afogou na Praia de Boiçucanga, em São Sebastião, por volta de 14h44. De acordo com o GbMar, a vítima tinha histórico de hipertensão e foi encontrada por um popular no fundo do mar. Ele foi conduzido ao PS Boiçucanga, onde foi constatada a morte.


Baixada Santista

Ainda conforme o GbMar, entre sábado (26) e terça (1), foram 140 ocorrências de salvamentos em praias da Baixada Santista.


Do total, 98 casos aconteceram em Guarujá. O pico foi no domingo (27), quando os bombeiros foram acionados 49 vezes para atuarem em situações de afogamento.


São Vicente, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém registraram os demais resgates na região. Santos e Peruíbe não tiveram registros.


Comparativo anual

O aumento do número de casos em que as pessoas entram em situação de afogamento é ainda maior se a comparação for feita com 2021. Na ocasião, 75 pessoas foram socorridas, uma morreu. Neste ano, o número mais que triplicou.


O número pessoas socorridas com vida e de vítimas fatais, porém, foi menor do que em 2019. Na ocasião 286 resgates foram realizados e seis mortes registradas.


Logo A Tribuna