Novo problema no Sisu aumenta pressão sobre candidatos do Enem

Após liberação do resultado final, inscrição para lista de espera apresentou erros

Por: Tatiane Calixto  -  29/01/20  -  20:31
o Sisu vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD)
o Sisu vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD)   Foto: ( Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

“O que parece é que a prova não acabou quando eu terminei todas as questões. Nós, candidatos, estamos sendo testados até agora”. O desabafo é de Giovana Carvalho de Oliveira, de 19 anos, moradora de Santos. Ela é um dos 3,9 milhões de estudantes que fizeram as provas do Enem 2019 e, desde a divulgação das notas, sofrem com uma sucessão de problemas. O mais recente: nesta quarta-feira (29), muitos tiveram dificuldades para realizar a inscrição na lista de espera do Sisu, inclusive Giovana.


O candidato do Sisu só pode se inscrever na lista de espera caso não seja aprovado em nenhuma outra opção de curso. Por isso, muitos preferem escolher apenas uma alternativa, visando concorrer na lista de espera quando a vaga não é garantida na chamada regular.


Giovana prestou o Enem focada no curso de Psicologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Por isso, não selecionou nenhuma segunda opção no Sisu. Na terça-feira à noite, quando o sistema foi liberado para a consulta dos resultados, após decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), ela foi surpreendida.


Giovana teve problemas para realizar a inscrição na lista de espera do único curso pelo qual optou
Giovana teve problemas para realizar a inscrição na lista de espera do único curso pelo qual optou   Foto: Arquivo Pessoal

Ao tentar selecionar a lista de espera do curso de Psicologia, a estudante santista se deparava com a mensagem de que isso não seria possível porque ela estaria na lista de espera em outra opção. O problema foi geral. Muitos candidatos relataram nas redes sociais a dificuldade, utilizando a hashtag #erronalistadeespera, o que levou o assunto a ser um dos mais comentados no Twitter.


“São tantos problemas que a gente coloca em xeque o Enem e o sistema. Independente do que aconteça, sempre vai pairar uma dúvida”, afirma Giovana.


No início da tarde, o MEC informou que o site do Sisu estava funcionando normalmente. Quem não for contemplado na chamada regular poderá participar da lista de espera até o dia 4 de fevereiro.


Logo A Tribuna