Nascidos em 29 de fevereiro relatam curiosidades de fazer aniversário na data

Dia, que é acrescentado no mês a cada quatro anos, também tem suas explicações históricas e místicas

Por: Júnior Batista  -  29/02/20  -  10:20
  Foto: Silvio Luiz/AT

A cada quatro anos, aqueles que nasceram em 29 de fevereiro, como neste sábado, podem, finalmente, cantar verdadeiramente seus parabéns. Mesmo em fases diferentes da vida, Igor Paulino, de 32 anos, Viviane Yoko, de 44, e Zuleica Rodrigues, de 64, irão celebrar a data neste ano bissexto.


Esse dia a mais foi incluído em nosso calendário pelo rei romano Julio Cesar, para ajustar a rotação da Terra em torno do Sol (que demora um ano) ao calendário gregoriano, que é o que usamos até hoje. Na época, ele duplicou o dia 24 de fevereiro a cada quatro anos, porque o mês de fevereiro seria a época da purificação. Do latim februarius, o nome do mês teria origem na palavra Februus, deus da morte, portanto da renovação, dentro da mitologia etrusca.


Voltando às nossas histórias, os personagens nem ligam muito para essas teorias, mas, numa coisa uma dessas crenças acertou: diz a numerologia que os nascidos no dia 29 de fevereiro são criativos e alegres. E isso eles realmente são.


A gerente administrativo-financeira Viviane Yoko, por exemplo, diz que vai fazer 44 anos, “ou 11”. “Eu acho diferente fazer aniversário dia 29 de fevereiro. Geralmente, nos anos bissextos, todas as pessoas lembram que é meu aniversário, pois a maioria das pessoas com quem convivo só conhecem a mim como a aniversariante desta data”, diz ela.


Viviane vai comemorar verdadeiramente neste sábado (29)
Viviane vai comemorar verdadeiramente neste sábado (29)   Foto: arquivo pessoal

Viviane diz que, para explicar aos amigos, dizia que seu aniversário coincidia com as olimpíadas. E, diferentemente dos outros dois personagens ouvidos nesta Reportagem, nos anos “comuns”, ela não comemora, apenas sai para jantar, no máximo.


No caso do promotor de eventos Igor Paulino, que completa 32 anos - ou oito, como ele brinca - em 2020, há comemorações tanto no dia 28 quanto no dia 1º de março. “Mas eu prefiro fevereiro, porque nasci neste mês”, reforça.


Igor acha a data curiosa, mas recebe dois parabéns nos outros anos
Igor acha a data curiosa, mas recebe dois parabéns nos outros anos   Foto: Silvio Luiz/AT

Para a aposentada Zuleica Alves Rodrigues, que completa 70 primaveras, é sempre no dia 28 que acontecem as festinhas. Neste ano, vai ser um chá entre amigas. “Sempre alguém repara. Quando vou mexer com assuntos burocráticos, como banco, acham curioso”, relata. 


Curiosidades


Os três contam que não tiveram muitos problemas por causa da data. No máximo um ou outro encalço de percurso, como aconteceu com Viviane, quando retornou ao Brasil após um tempo fora. “Ao tratar da minha documentação, saiu uma pendência na Receita Federal. Fui verificar e era justamente a data de nascimento que estava com problemas, pois fui tirar um novo RG e o sistema aceitou o dia 29, porém, o CPF ainda estava como dia 1º”, diz. Isso aconteceu porque até 1992 os cartórios aceitavam que se registrasse um nascimento do dia 29 como 28 ou 1º de março. Depois desse ano, tornou-se obrigatório a data exata.


Seja pela data, seja pelos mistérios místicos que envolvem este dia, para eles, ter nascido em 29 de fevereiro é apenas uma curiosidade, mas que torna a comemoração a cada quatro anos cada vez mais única e especial.


Logo A Tribuna