Mercado publicitário fica aquecido com vacinação contra a covid-19

Consolidando recuperação, empresas voltam a focar no fortalecimento das marcas

Por: Redação  -  23/07/21  -  11:10
 Top of Mind, do Grupo Tribuna, é um termômetro que verifica como cada segmento é avaliado pela clientela
Top of Mind, do Grupo Tribuna, é um termômetro que verifica como cada segmento é avaliado pela clientela   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

O mercado publicitário espera fechar 2021 com cifras que consolidem a retomada do setor, deixando de vez para trás o impacto provocado pela pandemia da covid-19. Só no primeiro trimestre, os investimentos no País foram de R$ 11,2 bilhões, conforme levantamento feito pela Kantar Ibope Media. A vacinação contra a doença é encarada como um elemento fundamental para a volta das produções.


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“O ano começou mais aquecido. A gente viu que os clientes voltaram a entrar com campanhas no ar. A vacinação ajudou muito, porque deixou o mercado mais confortável e seguro para voltar a fazer produções e anunciar”, diz o CEO na IWM Agency, Murilo Oliveira.


Alguns segmentos se destacaram, de acordo com a pesquisa. Entre eles, estão o imobiliário, com alta de 53%; o de telecomunicações, com 43%; e eletros e informática, com 36%.


“As pessoas ganharam um outro olhar para suas casas. Por isso, nos últimos meses, tivemos um crescimento exponencial dos fabricantes de material de construção, por exemplo, e isso se reflete nas campanhas publicitárias”, explica o diretor-executivo da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Alexandre Gibotti.


Com a retomada das atividades econômicas caminhando de forma mais firme, o momento passa a ser ideal para as empresas definirem e colocarem em prática novas estratégias publicitárias, avalia Oliveira, especialista em marketing de influência e com mais de 2 mil campanhas no currículo. “Nesse momento de retomada, as empresas precisam aparecer para o consumidor, porque o concorrente vai se mostrar disponível e pode ser que elas percam mercado”.


Esse é mais um motivo, segundo os especialistas, para apostar no aquecimento da publicidade. “Mais do que nunca, estar presente na vida das pessoas é um fator para ser lembrado e isso é refletido no ponto de venda e nas gôndolas. Razão pela qual muitas marcas líderes não perderam seu posto, já que continuaram se comunicando”, diz Gibotti.


Ser lembrado


Quem é visto acaba lembrado. Essa é uma das dicas de ouro do segmento para quem deseja se manter no coração de seus clientes. Realizado pelo Grupo Tribuna, o Top of Mind - maior premiação destinada a produtos, marcas e serviços que não saem da cabeça dos consumidores da região - é um termômetro perfeito para verificar como cada segmento está sendo avaliado pela clientela, analisa Oliveira.


“Isso ajuda a consolidar a marca, principalmente no mercado regional. Se eu fosse um empresário da Baixada Santista, ia querer muito estar nessa premiação, porque gera credibilidade e quando você consegue, como empresário, mostrar ao seu consumidor e cliente que sua empresa tem credibilidade, isso é um grande diferencial perante os seus concorrentes”.


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