Máscara não pode ser abandonada durante a pandemia, pedem especialistas

Mesmo quem já teve a doença ou tomou as duas doses da vacina contra a covid-19 deve seguir com a proteção

Por: Nathália de Alcantara  -  16/06/21  -  18:53
  Equipamentos de proteção seguem sendo recomendáveis para a população
Equipamentos de proteção seguem sendo recomendáveis para a população   Foto: Divulgação

Tomar as duas doses da vacina contra a covid-19 não é motivo para aposentar a máscara. Seja na praia, na academia, no aniversário da família ou no trabalho, o pedido dos infectologistas é que ela siga no rosto.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo o infectologista Eduardo Santos, quem está imunizado ainda pode pegar a doença, apesar de estar protegido contra as formas graves e ter reduzidas as chances de internar, intubar e morrer. “É preciso ter empatia. Muitos já se vacinaram, mas a maioria ainda não. Com o coronavírus, não é só pensar na própria saúde, mas na do próximo”.


Para o infectologista Jacyr Pasternak, é fundamental usar a máscara de maneira responsável e eficiente, cobrindo boca e nariz. “Além disso, é necessário escolher um modelo que seja efetivo e proteja. Não é só um acessório”.


A única maneira possível de viver, ao menos por enquanto, é continuar se protegendo, alerta o infectologista Ricardo Hayden. “Temos de seguir usando shield (máscara de plástico transparente que cobre todo o rosto), limpando as mãos e não aglomerando, mesmo tomando duas vacinas. Temos novas variantes e precisamos continuar em alerta”.


Nas ruas


A aposentada Regina do Nascimento tomou duas doses da CoronaVac, mas não abre mão da máscara. “É uma proteção para mim e para os outros”.


O também aposentado Valmir de Oliveira concorda com ela. “É obrigatório usar a máscara mesmo vacinado. É fazer o bem para a gente e quem está ao lado”.


Logo A Tribuna