Marco Vinholi avalia lockdown na Baixada Santista e faz apelo: ‘Precisamos de um esforço a mais'

Secretário estadual de Desenvolvimento Regional explica importância de medidas para o futuro da região

Por: Por ATribuna.com.br  -  04/04/21  -  18:05
Secretário diz que cidades deveriam seguir recomendação do Estado e flexibilizar só no dia 15
Secretário diz que cidades deveriam seguir recomendação do Estado e flexibilizar só no dia 15   Foto: Roberto Casimiro/ Fotoarena/ Estadão Conteúdo

Em lockdown desde o dia 23 de março para frear a contaminhação da Covid-19, as cidades da Baixada Santista decidiram não prorrogar a medida, que irá ser encerrada no domingo (4). Para o secretário do Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, as restrições tiveram um importante impacto: ‘Tivemos melhora nos indicadores de distanciamento social ao longo deste último período’. Porém, ainda é necessário colaboração da população.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Bertioga foi a única cidade da Baixada que atingiu a porcentagem de isolamento social mínima esperada por especialistas de 65%. Porém, Vinholi também enaltece Santos, que atingiu 52% de isolamento social no último domingo (28), número que o município não alcançava desde o dia 14 de junho de 2020. “Todos estão se esforçando”, explica.


No entanto, segundo o secretário, importantes passos ainda são necessários para atingir o necessário. “Pedimos para população um passo a mais, um esforço a mais. Estamos precisando muito da união de todos para superar e desacelerar a pandemia no período mais agudo”, relata.


As medidas mais restritas válidas desde o dia 23, portanto, irão refletir no futuro do sistema de saúde. “Vão significar uma melhora nos índices da Baixada Santista. Nós queremos o máximo possível, mas esse trabalho foi fundamental”, explica o secretário.


Segundo ele, o lockdown foi necessário para a região: ‘Não tiramos o direito de ir e vir de ninguém, mas estamos deixando claro a situação da pandemia e a necessidade do trabalho conjunto que estamos passando”.


De acordo com Marco Vinholi, o Estado enviou 116 cilindros de oxigênio para a região. Foram 80 para Santos, 30 para Guarujá e seis para Bertioga: “Isso ilustra o momento duro que estamos passando, que as pessoas devem se preocupar. Um momento de fundamental responsabilidade a todos”.


O secretário de Desenvolvimento Regional também relatou a importância do momento de restrição ao turismo: “Os prefeitos deixaram um recado muito claro que não é um momento de turismo na Baixada, isso foi muito importante”.


Vale do Ribeira


De acordo com Vinholi, o Vale do Ribeira está passando por um momento de muita atenção: “Talvez o período mais duro da pandemia”. A região, portanto, possui necessidade de mais leitos em hospitais.


“Fizemos a liberação para 20 novos leitos no Hospital São João, de Registro, e também liberamos mais leitos no sexto andar do Hospital Regional da cidade”, diz o secretário. Segundo ele, os recursos foram colocados à disposição. “Deixamos claro para as prefeituras que o que houver de oportunidade de aumento de leitos, nós faremos o custeio”, explica Marco Vinholi.


Ainda de acordo com o secretário, o Estado está alerta para o Vale do Ribeira, por isso, o apelo pela responsabilidade de todos continua. “Teremos desafios grandes pela frente. Ainda teremos uma alta taxa de incidência de Covid-19 nessa semana, portanto, seguimos atentos para a necessidade de atendimento hospitalar”, conclui.


Logo A Tribuna