Litoral de SP tem queda de 23% nas mortes de ocupantes de motos em acidentes de trânsito

Queda em relação a 2020 é de 3%, de acordo com dados do Infosiga SP; veja números por cidade

Por: Daniel Gois  -  24/01/22  -  11:01
Atualizado em 24/01/22 - 22:19
Cidades do litoral de SP tiveram 74 mortes de ocupantes de motos em 2021, contra 96 de 2020
Cidades do litoral de SP tiveram 74 mortes de ocupantes de motos em 2021, contra 96 de 2020   Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As mortes no trânsito em cidades da Baixada Santista tiveram queda de 3% no acumulado de janeiro a dezembro de 2021, em comparação com o ano de 2020. Os dados são do Infosiga SP, sistema estadual gerenciado pelo programa Respeito à Vida e pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


As estatísticas apontam, também na região, uma redução de 23% nas mortes de ocupantes de motos em 2021 em comparação com o ano anterior. Ao todo, as nove cidades da Baixada Santista, foram 74 óbitos de ocupantes de motos em 2021, contra 96 em 2020. Levando-se em conta acidentes gerais, foram 223 vidas perdidas no ano passado, oito a menos do que em 2020.


Os acidentes com vítimas, que incluem ocorrências sem mortes, diminuíram 3% na comparação de 2021 com 2020, caindo de 785 para 765 ocorrências. As fatalidades envolvendo vítimas de automóveis e ciclistas caíram 3% e 17%, respectivamente.


CONFIRA OS NÚMEROS DA REGIÃO


Em contrapartida, a Baixada Santista teve aumento de 11% nas fatalidades de trânsito no mês de dezembro de 2021, em comparação com o mesmo mês de 2020. Foram 30 mortes no trânsito no mês passado, contra 27 de 2020. As ocorrências fatais com pedestres cresceram 5% no ano, indo de 55 em 2020 para 58 em 2021.


Estado

Em todo o Estado de São Paulo, houve queda de 0,4% no número de mortes no trânsito. Foram contabilizados 4.844 óbitos em 2021, 20 a menos do que em 2020.


Levando-se em conta o percentual de vítimas de acidentes, as ocorrências com ciclistas tiveram maior queda no Estado. Foram 319 vítimas de acidentes envolvendo bicicletas em 2021, contra 395 de 2020 (queda de 19,2%).


Houve queda nas vítimas de acidentes com pedestres e com automóveis – 2% e 2,1%, respectivamente. Já as vítimas de ocorrências com motocicletas cresceram 4,1%.


Atenção com idosos

O coordenador técnico do programa Respeito à Vida, Evandro Caramaschi Ferreira do Vale, afirma que é preciso ter uma atenção maior com idosos, que podem sofrer consequências graves em caso de atropelamentos.


“A região de Santos tem algumas particularidades, além da sazonalidade da época de verão. É uma população um pouco mais idosa. A gente vê muitos atropelamentos de idosos. O idoso é especialmente frágil porque ele tem menos reação e é mais lento na travessia das ruas. Às vezes, o atropelamento que não mataria um jovem de 18 anos acaba matando o idoso”.


Caramaschi também destaca o fato da Baixada Santista ser uma região plana, favorecendo o uso de bicicletas.


“Nenhuma morte é aceitável. Todas as mortes que ocorrem no trânsito ocorreram por algum motivo. Esse motivo deve ser levantado e combatido para que não ocorra. O ser humano falha, mas ao falhar, o sistema viário tem que ser preparado para que ocorra um acidente com menor gravidade”.


Logo A Tribuna