Jovem Santista viraliza nas redes sociais mostrando sua rotina profissional

Raphael Gomes do Santos, de 21 anos, soma 550 mil seguidores em suas redes sociais

Por: Gabriel Fomm  -  04/08/22  -  07:31
O influenciador compartilha sua rotina como estudante e auxiliar de veterinário
O influenciador compartilha sua rotina como estudante e auxiliar de veterinário   Foto: Arquivo Pessoal

Um vídeo viral e uma mudança de vida. O jovem santista Raphael Gomes do Santos (@raphagomess), de 21 anos, ganhou mais de 550 mil seguidores, somados em duas redes sociais, em dois anos. Em entrevista com A Tribuna, Raphael conta como um hobby se tornou seu segundo amor.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Contando sua rotina corrida como estagiário e estudante em São Paulo, o jovem atraiu uma legião de seguidores. Tudo começou com a monotonia da pandemia. “Foi algo inesperado, nunca planejei isso. Quando todo mundo estava trancado em casa, eu tinha aulas on-line durante a manhã e à tarde ficava sem fazer nada, então comecei a assistir e a gravar vídeos como passatempo”, explica.


Como estava em isolamento, os assuntos dos vídeos eram diversos. Em agosto de 2020, Raphael sentiu a necessidade de procurar por um estágio para ter experiência prática na área, pois só tinha trabalhado como voluntária em sua faculdade.


“Comecei a fazer estágio durante a tarde toda até de noite e não sobrou tempo para eu gravar vídeo. Até então ninguém sabia, nem família, nem amigos. Era uma coisa que eu guardava em segredo para ninguém saber mesmo”, comenta.


Com a falta de tempo, o jovem resolveu unir o hobby ao trabalho e foi assim que firmou sua marca como influencer. “Tive a ideia de gravar no estágio sobre veterinária mesmo, sobre o meu trabalho. Foi quando o primeiro vídeo viralizou, onde eu tentava dar medicação para um gato e fazendo uma dancinha e pegou 200 mil curtidas em uma hora, fiquei muito impressionado”, conta.


O choque inicial com os números fez com que Raphael tivesse mais vontade de continuar a compartilhar sua rotina com seus seguidores e os 'perrengues' da área, o que foi atraindo cada vez mais público, com vídeos tendo mais alcance.


Nova paixão
Como não era algo planejado, Raphael acabou descobrindo um novo amor. “Peguei uma paixão por gravar vídeo que eu nunca imaginei que teria e foi caindo a ficha de que tinha gente me acompanhando e gostando do meu conteúdo”, diz.


“Procurei trazer todos os dias uma forma diferente de gravar um vídeo em todas as situações que eu passo no meu estágio. Tem várias coisas engraçadas que a gente passa. Eu anotava essas ideias e gravava”, relembra.


A família e os amigos dele ficaram felizes com a repercussão dos vídeos, já que o jovem guardou segredo de todos no início. “Contei para minha família, eles me apoiaram bastante. Minha mãe é minha fã número um, comenta todos os meus posts. Ela que botou na minha cabeça a possibilidade de entrar na veterinária”, afirma.


O jovem atualmente atua como auxiliar de veterinário
O jovem atualmente atua como auxiliar de veterinário   Foto: Arquivo Pessoal

Santista em SP
Nascido e criado em Santos, Raphael se mudou para São Paulo para cursar a faculdade após conquistar uma bolsa 100% pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) em Medicina Veterinária. Atualmente atua como auxiliar de veterinário.


“Quando eu me mudei, fiquei um ano e meio na casa da minha tia-avó e depois disso, quando eu arranjei emprego, me mudei para viver sozinho. Hoje moro sozinho, sem a minha família, mas eu divido apartamento com um amigo na Santa Cecília”, relata.


Raphael sempre gostou de São Paulo e, para ele, mudar nunca foi um problema. “Meu sonho sempre foi mudar, mesmo porque eu gosto dessa agitação da cidade grande, de vários eventos que ocorrem aqui que eu sempre quis ficar por perto e eu nunca tive essa possibilidade”, conta o jovem.


Sua grande saudade é a praia santista. O jovem conta que sua maior dificuldade foi se adaptar a uma cidade sem a paisagem. “São Paulo não tem praia e eu ia toda semana, então isso foi o que eu mais senti falta aqui, mas também não é muito longe”, comenta.


Dificuldades
Sem experiência com a área, Raphael teve dificuldade para cuidar de sua própria carreira quando surgiram as primeiras oportunidades de parceria. “Conseguir cobrar foi muito difícil porque não tem uma fórmula. Cada influencer tem o seu preço, de acordo com a qualidade do seu conteúdo, do que você consegue entregar. Isso foi bem difícil para mim, porque eu tive que pesquisar bastante”, relembra.


As dificuldades em precificar seu trabalho e realizar as negociações durante toda sua rotina de estudante, auxiliar de veterinário e influenciador, fizeram o jovem optar por ir atrás de uma assessoria, que hoje cuida de toda parte burocrática de sua carreira.


“Faço faculdade e também tenho que produzir conteúdo, acaba que não sobrava tempo para negociar com as marcas. Eu deixava de responder e-mail, porque eu não tinha tempo mesmo. Não tenho até hoje”, afirma.


Raphael Gomes conta que sua prioridade é sua carreira como veterinário
Raphael Gomes conta que sua prioridade é sua carreira como veterinário   Foto: Arquivo Pessoal

Planos
Apesar desse novo mundo ser uma paixão de Raphael, seu foco é a medicina veterinária. O jovem pretende conciliar a profissão enquanto segue como influenciador digital. Seu plano é continuar gravando durante sua carreira.


“O foco principal sempre foi, desde quando eu entrei na faculdade, ser veterinário. Vou seguir isso até eu me formar, fazer pós-graduação e residência. O que eu estou fazendo é mostrar a minha vivência e minha rotina”, explica.


Críticas
Os comentários maldosos e críticas ao seu trabalho não abalam o jovem santista, que afirma sempre conversar com amigos e família para questionar se ele está errado ou se a afirmação é pertinente.


“Demoraram para aparecer críticas, porque o meu nicho é cachorro e gato e é difícil alguém criticar, mas acabei fazendo alguns vídeos de opinião, onde nem todo mundo concorda, então rola umas críticas e eu procuro não me abalar com isso”, comenta.


Seu primeiro vídeo polêmico foi uma comparação do trabalho de um médico humano e veterinário, onde ambos têm as mesmas horas de plantão, porém diferentes remunerações. “Recebi críticas de médicos e de veterinários falando que não acham a profissão desvalorizada. Gerou uma discussão tão grande, mas acabou impulsionando mais o vídeo e esse é o lado bom”, relembra.


“Se eu errei em alguma coisa, peço desculpa e que não foi isso que eu quis dizer e, se eu não errei, procuro ignorar mesmo, porque eu sei que a internet hoje em dia é um lugar bem difícil. Contanto que não me xingue e nem falte com respeito, eu não vejo problemas nas pessoas darem as opiniões delas, mesmo sendo contrárias a minha”, diz.


Sonho
Raphael tem uma gata que resgatou das ruas em 2020.O jovem conta que antes de levar ela para casa, tentou encontrar seus donos pela vizinhança e descobriu que ela foi abandonada.


“No meu primeiro estágio, eu vi uma gatinha na rua bem debilitada, cheia de pulgas, e por três dias seguidos ela estava lá e se jogava no chão pedindo carinho, passava na minha perna. Cuidei, dei tudo que ela precisava, vermífugos e agora ela tem uma casinha, minha gatinha Maya”, relembra.


Atualmente sonha com o dia em que retribuirá todo amor que recebe de centenas de animais que atende todo dia. “Gostaria de ter uma ONG ou um instituto para ajudar os animais de rua, conscientizar sobre a questão de castração e vacina. Devolver todo esse amor que os animais dão para a gente, poder ajudar eles”, conclui.


Logo A Tribuna