Com 51 anos, embarcação que faz travessia de balsas passa por reforma e retorna à ativa

"Paicará" passou por reforma e voltará a atender o trecho Santos - Vicente de Carvalho

Por: Anderson Firmino  -  10/06/22  -  11:31
Atualizado em 10/06/22 - 12:16
Velha conhecida dos usuários que fazem a travessia, a barca começou a operar no início dos anos de 1970
Velha conhecida dos usuários que fazem a travessia, a barca começou a operar no início dos anos de 1970   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Uma velha conhecida de quem faz a travessia entre Santos e Vicente de Carvalho voltará à ativa na próxima segunda-feira (13). Trata-se da cinquentenária barca Paicará, que passou por uma ampla reforma.


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Segundo o Departamento Hidroviário (DH), ela deverá aumentar em 60% a capacidade de atendimento do sistema. Hoje, segundo a estatal, há 15 mil passageiros diários, entre pedestres e ciclistas. A reforma custou R$ 5 milhões e levou sete meses.


“Como é a maior embarcação do sistema de travessias, teríamos que, além de fazer a reforma, atender a norma da Marinha, que é executá-la em ambiente seco. Fizemos um certame público (pregão), e a empresa que ganhou é de Navegantes (SC), que decidiu levar a embarcação para lá”, conta o gerente de Travessias do DH, Agnaldo Gonçalves de Almeida Júnior.


Entre os reparos, estão melhorias no sistema propulsor, reforço no casco e modernização no sistema interno de circulação de ar e na iluminação, pintura e novos assentos.


“Ela é antiga, você vê isso na arquitetura. Mas quem entra na embarcação tem a percepção de que está entrando numa barca reformada, que foi revitalizada. Se a Marinha não permitisse e não houvesse condições de certificação, teria que ser abandonada. Mas, como a gente passou pelas vistorias e tudo foi aceito, penso que vai ser um ganho para todos”, explica.


Características

A embarcação é feita em aço, com 32,48 metros de comprimento, 2,21 metros de calado (distância entre a ponta do casco submerso e o nível da água) e capacidade para 728 passageiros.


Além disso, é equipada com dois motores de 400 HP recondicionados, novo sistema de comando e novas linhas de eixo e máquina do leme, que fazem a embarcação mais econômica e menos poluente.


“Como é difícil parar uma embarcação desse porte por muito tempo, era ideal que fosse feito todo tipo de reparo, como a retífica do sistema de motores, assim como cuidar dos sistemas elétrico e hidráulico. Este é o momento ideal, em que você está na embarcação, fazendo cortes e substituindo aço, e aproveita para mexer com essas partes”, comenta Almeida.


Ampliação

Com a volta da barca construída em 1971 pelo Mac Laren Estaleiro e Serviços Marítimos, a travessia de pedestres e ciclistas de Santos a Vicente de Carvalho terá ampliada sua frota para quatro lanchas. Juntas, elas podem transportar mais de 4 mil passageiros por hora em cada sentido.


De acordo com números de abril do DH, o volume médio diário da travessia Santos (Praça da República)/Guarujá (Vicente de Carvalho) é de pouco mais de 14 mil pedestres e 1.045 ciclistas.


“Neste momento, a travessia opera com três embarcações: LS 04, LS 05 e uma que vem do Litoral Norte, que será devolvida. Com a volta da Paicará e, no mês que vem, da Itapema (também em reforma), vamos ter condições de atender bem aos usuários”, explica Agnaldo de Almeida Júnior.


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