IPVA fica 6,77% mais barato a donos de veículos na Baixada Santista

Mais de 17,8 milhões de veículos no Estado estão sujeitos ao IPVA

Por: Da Redação  -  18/12/20  -  10:16
Cobranças poderão ser parceladas por meio de cartão de crédito
Cobranças poderão ser parceladas por meio de cartão de crédito   Foto: Vanessa Rodrigues

O valor que baseia o cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2021 será, em média, 6,77% menor do que no ano passado. A redução é calculada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e se baseia nos valores de mercado de 12.046 modelos e versões em setembro.


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O IPVA pode ser pago em cota única em janeiro, com 3% de desconto, ou em três parcelas, entre janeiro e março, de acordo com o final da placa do veículo. Também é possível quitar o imposto à vista em fevereiro, mas sem abatimento.


Para caminhões, prazo diferente: além da cota única com desconto de 3% em janeiro, o pagamento integral, sem desconto, pode ser feito em 15 de abril e para qualquer final da placa; ou em três vezes, nos dias 15 de março, 15 de junho e 15 de setembro.


A alíquota do IPVA para veículos a gasolina e biocombustíveis é de 4%; para álcool, eletricidade ou gás, mesmo combinados, 3% (para veículos novos adquiridos a partir de 15 de janeiro, 4%); picapes com cabine dupla, 4%.


Mais: utilitários com cabine simples, ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares são taxados em 4%; e caminhões, em 1,5%.


Dos 26 milhões de veículos da frota paulista, 17,8 milhões estão sujeitos ao IPVA. Os demais são isentos por terem mais de 20 anos de fabricação. O Governo Estadual espera arrecadar R$ 18,5 bilhões com o imposto no ano que vem. Afora as destinações previstas na Constituição Federal, a receita é dividida entre Estado e municípios.


Logo A Tribuna