INSS tem quase 1 milhão de benefícios com pendência de documentos; acompanhe o seu

Especialistas mostram como fazer para apresentar a documentação pedida pelo órgão

Por: Nathália de Alcantara  -  20/07/20  -  11:37
Reforma da Previdência diminuirá benefícios
Reforma da Previdência diminuirá benefícios   Foto: Walter Mello-Arquivo

Se você pediu aposentadoria, pensão ou auxílio ao INSS deve ficar de olho no requerimento para saber se precisará apresentar algum documento extra ao INSS. Quase 1 milhão de benefícios estão nessa situação no País. Segundo o órgão, a notificação é automática e aparece no visor do celular para todos que tenham o aplicativo Meu INSS instalado no aparelho.


Além disso, o INSS tem entrado em contato por telefone com os segurados que precisam cumprir exigências. Quem receber a ligação será informado da pendência no requerimento e deverá fazer o envio da documentação pelo Meu INSS (site ou aplicativo).


>> Saiba se você deverá apresentar documentação extra ao INSS e como fazer isso


Oficialmente, o INSS diz que há 170 mil requerimentos pendentes de cumprimento de exigências só no Estado. Informa, ainda, que não tem dados regionais.


Segundo o advogado previdenciário Sebastião Santos, o INSS pode pedir um comprovante de que o segurado trabalhou em determinado lugar, cópia da carteira de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos.


“É importante que se acompanhe a situação do pedido e não se espere o contato do INSS. Assim, a pessoa poderá providenciar a documentação necessária com rapidez e ganhar tempo.”


Quem quiser conferir se existe alguma pendência consulta pode ser feita pelo site e aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Segundo o especialista, o INSS pode exigir mais de uma vez a apresentação de documentos extras que comprovem o direito ao benefício pedido.


“Mesmo depois de encaminhar alguma documentação, é importante continuar prestando atenção. Outros documentos podem ser pedidos. Também deve-se ficar de olho no prazo fixado pelo INSS”, explica Santos.


Pedido negado


A advogada previdenciária Karina Machado explica que, mesmo apresentando a documentação pedida, o benefício ainda poderá ser negado. Se isso ocorrer, segundo ela, a alternativa será recorrer administrativamente ou entrar com uma ação na Justiça.


“Para evitar esse tipo de situação, o ideal é se interessar em acompanhar a situação do seu pedido. Esse é o ponto mais importante. Apresentando a documentação correta e dentro do prazo, é meio caminho andado”.


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