INSS libera Informe de Rendimentos a aposentados para declaração de Imposto de Renda

Documento pode ser acessado pela internet e é fundamental para prestação de contas à Receita Federal

Por: Rosana Rife  -  18/02/20  -  21:10
Atualizado em 18/02/20 - 21:16
Dez cidades participam do teste; ideia do INSS é implantar o sistema até o fim do ano
Dez cidades participam do teste; ideia do INSS é implantar o sistema até o fim do ano   Foto: Silvio Luiz/AT

Aposentados e pensionistas do INSS já podem consultar e imprimir o Informe de Rendimentos. O documento é uma peça fundamental para fazer o acerto de contas com o Leão do Imposto de Renda (IR) em 2020 (ano-base 2019).


Basta dar uma passada pelo portal Meu INSS e clicar em Extrato para Imposto de Renda. Quem não tiver senha para acessar o sistema poderá criar um código na hora. É só fornecer os dados solicitados na área de login e fazer o cadastro, criando o código, que deverá ter no mínimo nove caracteres, sendo pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.


É possível ainda consultá-lo por meio do aplicativo Meu INSS, disponível nos sistemas Android e iOS, ou ir a uma agência, fazendo o agendamento também pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.


Extrato


O Infome de Rendimentos é utilizado para acertar as contas com o Fisco, a partir de março. Nele, constam todos os valores recebidos ao longo de 2019 e que devem ser repassados à Receita Federal na declaração do IR.


“O informe é importante porque retrata com fidelidade todos os ganhos e gastos que o contribuinte teve no ano com uma determinada empresa, instituição financeira ou órgão público", explica o contador e professor da UniBR, Marcelo Rocha.


"A transcrição destas informações na declaração do IR garante ao contribuinte a tranquilidade necessária para que seja possível comprovar informações, caso caia em malha fina. Este documento deve ser guardado por cinco anos”, completa o especialista.


Portanto, aproveite que há tempo de sobra e confira se os dados que constam no Informe de Rendimentos batem com as informações do processo. Se houver erros, será preciso pedir um novo documento à Previdência, porque os dados são cruzados e você pode correr o risco de cair na malha fina.


Iniciativa privada


O trabalhador da iniciativa privada deve receber o informe de seu patrão até o dia 28 deste mês.


Logo A Tribuna