Índice de vacinação na Baixada Santista supera média nacional

Região aplicou a 1ª dose em 78,87% da população vacinável

Por: Nathália de Alcantara  -  06/08/21  -  06:27
 São 1.134.453 maiores de 18 anos com a dose inicial já garantida na região
São 1.134.453 maiores de 18 anos com a dose inicial já garantida na região   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A Baixada Santista está com índice ligeiramente superior ao do Estado na aplicação da 1ª dose do imunizante contra a covid-19 para a população vacinável e bem acima do desempenho nacional. Até a noite de quinta (5), as nove cidades, somadas, tinham 78,87% da população com 18 anos ou mais com a 1ª dose no braço, enquanto o Estado possui 78,86%. No País, o índice é de 66,45%.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


São 1.134.453 maiores de 18 anos com a dose inicial já garantida na região. ATribuna.com.br levantou os dados de vacináveis no DataSUS, do Ministério da Saúde. Já o número de vacinas, como ocorre desde o início do ano, foi obtido no Vacinômetro, do Governo do Estado.


Com o índice mais elevado de vacináveis atendidos na rede de saúde, Itanhaém possui 77.036 pessoas com proteção parcial (89% dos vacináveis). Na sequência, aparecem Santos, com 85%, e Bertioga, com quase 84% dos imunizados.


A secretária de Saúde de Itanhaém, Guacira Barbi, diz que a Cidade aguarda mais doses para continuar a vacinação. “Nossos percentuais de imunizados estão acima da média”.


Clique aqui e veja o panorama no Brasil e Região


Em Santos, o secretário de Saúde, Adriano Catapreta, diz que tem um retorno muito positivo da população, com índices altos de vacinação em quase todas as faixas etárias. “Gostaríamos de já ter vacinado toda a população santista, mas dependemos do envio de novos lotes de vacinas pelo Governo de São Paulo para ampliarmos, ainda mais, a vacinação em Santos”.


Pedidos


A secretária de Saúde de São Vicente, Michelle Santos, pede que as pessoas procurem o posto de vacinação mais perto de casa e tomem a sua dose. A Cidade tem 75% do público vacinável com a primeira dose.


“Desde o início do ano temos trabalhado incansavelmente para promover uma campanha de vacinação ágil e organizada. Disponibilizamos 27 postos de vacinação, dois em sistema drive-thru, abrimos atendimento para vacina aos sábados e criamos mutirões para atualização de cadastros”, destaca, lembrando que muitos ainda não foram se imunizar.


“Fizemos o melhor possível para que o munícipe tivesse acesso à vacinação. Cabe à população pensar no próximo, na família, e cumprir com o seu papel de cidadão. Quanto mais gente vacinada, menos vírus circulando”.


Segundo o secretário de Saúde de Guarujá, Sandro Abreu, o percentual de 76,72% poderia ser maior, mas está dentro do satisfatório. “Identificamos um fator no comprovante de residência. Muitos jovens não têm documento em seu nome. Por isso, passamos a aceitar em nome dos pais e título de eleitor”.


O diretor do Departamento de Vigilância de Saúde de Cubatão, Anderson de Lana, destacou a importância dos jovens aderirem a vacinação. O Município tem índice de 69,49%. “O índice ainda não subiu pela baixa adesão da faixa etária de 20 a 29 anos. Mas intensificaremos as campanhas de engajamento”.


Logo A Tribuna