Grupo Tribuna chega a marca de 1 milhão de seguidores no Facebook

Número é fruto da solidez da marca nas redes sociais

Por: Alexandre Lopes  -  18/04/20  -  22:24
Grupo Tribuna chegou a marca de 1 milhão de seguidores no Facebook
Grupo Tribuna chegou a marca de 1 milhão de seguidores no Facebook   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

O Grupo Tribuna alcançou, nesta semana, a marca de 1 milhão de seguidores em sua página no Facebook. O número, obtido pelas estatísticas da própria rede social, mostra a consolidação da marca no ambiente digital, onde é considerada referência de informação, entretenimento e serviço pelos moradores da Baixada Santista.  


Mais do que a quantidade de seguidores, o número mostra que o conteúdo gerado é impactante. Em 2020, a página tem atingido, diariamente, uma média de 1,3 milhão de pessoas, com uma interação reativa (curtidas e compartilhamentos) na casa dos 80 mil po rdia.  


Com a unificação do Departamento Digital do Grupo Tribuna, em setembro de 2018, as redes sociais passaram a ser uma ferramenta de propagação de conteúdo e direcionamento para as plataformas internas. Em menos de dois anos, o número de seguidores cresceu 58% – acima da média dos principais veículos brasileiros.  


Uma das razões para o crescimento é o planejamento mensal do conteúdo, a partir de dados estatísticos. Hoje, a página do Grupo possui uma proporção de 63% de mulheres e 37% de homens. Por isso, é preciso atender o público feminino com conteúdo direcionado por nichos. Quando a proporção muda, a linha editorial muda, em um movimento constante.  


Fechamento do trimestre


O crescimento do Grupo Tribuna não acontece apenas nas redes sociais. O primeiro trimestre de 2020 registrou a maior audiência de toda a história em todas as plataformas. O G1 Santos, por exemplo, fechou com crescimento de 28,84% em relação ao mesmo período de 2019. Foram quase 64 milhões de cliques. A TV Tribuna segue como a afiliada da Rede Globo com o melhor desempenho, à frente, até, de afiliadas estaduais. Em ATribuna.com.br, o total de cliques subiu 5,79%. O número de pessoas que acessam o site mais do que dobrou, com crescimento de105,16%.  


Referência digital  


De acordo com a doutora em comunicação digital Ana Brambilla, os últimos meses têm mostrado uma melhora significativa na credibilidade das notícias, para o público.  


Para ela, a pandemia surgiu como prova de fogo na relação entre a grande imprensa e a população. Ana acredita que essa relação vinha estremecida há pelo menos quatro anos, com a polarização e a disseminação maior de fake news.  


“São nos momentos críticos que buscamos as referências mais confiáveis. Soma-se a isso um esforço dos sites de jornais de se aproximar das audiências e privilegiar as demandas locais de informação, que são aquelas que realmente impactam a rotina dos indivíduos”, afirma.  


De acordo com pesquisa de março, do Datafolha, veículos de jornalismo profissional, de marcas editoriais sólidas originárias do impresso, são dignos da confiança de mais da metade das audiências.  


Novos espaços, com respeito


Segundo Leonardo Assennato, especialista em marketing digital, os resultados do Grupo Tribuna são reflexo do trabalho de um time que se relaciona muito bem com os internautas, clientes e agências, com a confiança e qualidade que a marca sempre teve em seus meios de comunicação.  


“O G1 e o ATribuna.com.br são os canais digitais que melhor traduzem a região. Eles trazem a confiança que tanto o jornal A Tribuna quanto a TV Tribuna conquistaram ao longo dos anos. O mais legal é ver como se adaptaram e conquistaram essa nova geração, que já nasceu conectada”.  


O pesquisador do CNPq em Sistemas Cognitivos Artificiais, Walter Teixeira Lima, explica que o Grupo Tribuna é referência em internet. O primeiro site entrou no ar em 1996, quando a rede era ainda desconhecida. “Diferente daquele março de 1996, em 2020, se informar via internet se tornou fundamental. O que não mudou (em ATribuna) é o respeito por quem acessa o conteúdo, pois essa audiência foi cativada ao longo dos anos com profissionalismo e com produção de conteúdo de relevância social”. 


Mais páginas 


No Facebook, o Grupo Tribuna também está presente em outras duas páginas. Na JT, Bom Dia Região e G1 Santos, os internautas têm acesso às notícias publicadas pela equipe do G1, com foco no noticiário factual da Baixada Santista e Vale do Ribeira. Já na TV Tribuna, é possível acompanhar os bastidores dos telejornais da casa. 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna