Governo pode anunciar lockdown na Baixada Santista nesta quarta-feira e impor novas restrições

Média móvel de mortes segue subindo e hospitais podem colapsar em até duas semanas

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/03/21  -  12:33
Atualizado em 17/03/21 - 12:43
Governo pode anunciar lockdown na Baixada Santista
Governo pode anunciar lockdown na Baixada Santista   Foto: Matheus Tagé/AT

O governador João Doria pode anunciar lockdown em novas regiões do Estado de São Paulo, inclusive na Baixada Santista, em coletiva nesta quarta-feira (17). A medida seria tomada apenas dois dias após o início da fase emergencial na região, criada para conter o rápido contágio do coronavírus e evitar a sobrecarga de hospitais. Durante o lockdown, as regras impostas são ainda mais rígidas. Supermercados, padarias e outras atividades podem funcionar apenas por meio de delivery.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Na Baixada Santista, hospitais de várias cidades já se encontram lotados ou próximos de um colapso total. Em Santos, existem hospitais sem leitos ou próximos de 80% de ocupação. No litoral sul, há pacientes aguardando transferência de hospitais e leitos próximos a 90%. Guarujá e Cubatão já estão com UTIs lotadas aguardando abertura de novos leitos. De acordo com informações da GloboNews, é praticamente certo que novas regiões tenham as regras de isolamento ainda mais endurecidas.


Na manhã desta segunda (17), a cidade de Ribeirão Preto anunciou que o isolamento total do município terá início hoje mesmo. Outras 12 cidades do interior de São Paulo também anunciaram fechamento total da cidade. São elas: São José do Rio Preto, Bady Bassit, Sales, Ibirá, Nova Aliança, Nova Granada, Palestina, Mira Estrela, Icém, Guapiaçu, Monte Aprazível e Jales.


Em São José do Rio Preto, medida foi tomada depois de uma reunião emergencial no último domingo (14).


O Hospital Casa de Saúde, em Santos, já não tem mais leitos disponíveis
O Hospital Casa de Saúde, em Santos, já não tem mais leitos disponíveis   Foto: Matheus Tagé/AT

Segundo dados do Governo do Estado de São Paulo, 63 cidades possuem 100% de ocupação nos leitos de UTI. O número de pacientes internados no estado é de 24.992, o maior desde o início da pandemia. Nas últimas 24h, 679 pessoas morreram no estado.


Já na Baixada Santista, a média móvel de óbitos subiu 36,36% em uma semana. De segunda (15) para terça (16), 25 pessoas faleceram por complicações do coronavírus. Apesar disso, Santos, a maior cidade da região, ainda possui leitos de UTI disponíveis e uma situação mais 'favorável' com relação aos municípios vizinhos.


Logo A Tribuna