g1 Santos e Região celebra liderança nacional entre os portais da Globo

Portal regional teve mais de 84 milhões de page views no primeiro semestre de 2022

Por: Régis Querino  -  10/07/22  -  07:07
Desafio diário: equipe de jornalistas está sempre atenta aos acontecimentos da região
Desafio diário: equipe de jornalistas está sempre atenta aos acontecimentos da região   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Há dez anos no ar, o g1 Santos e Região comemora mais um feito em sua missão diária de levar informação e entretenimento, além de contar histórias de personagens diversos da Baixada Santista e do Vale do Ribeira aos internautas de todo o Brasil e do mundo. O portal regional da globo.com fechou o primeiro semestre do ano com mais de 84 milhões de page views, marca que o fez desbancar os outras 34 páginas do g1 espalhadas pelo País.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“A gente recebeu esse resultado com muito entusiasmo, especialmente em um momento de nítida mudança de comportamento dos usuários e, também, de algoritmos. Outro dado que chama atenção é que, no segundo trimestre, tivemos um crescimento de quase 10% com relação ao primeiro. Há pelo menos seis anos estamos nas cabeças, brigando com praças muito maiores por essa liderança. E mais uma vez conseguimos”, celebra Alexandre Lopes, diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna.


O segredo para conquistar números expressivos de audiência, em uma rede de comunicação presente em todos os estados e nas maiores cidades do Brasil, é o trabalho em equipe, que envolve vários profissionais de comunicação. Em uma rotina que exige dedicação e comprometimento na produção de material jornalístico diferenciado e exclusivo.


“Ninguém faz nada sozinho. Temos muita sorte de trabalhar com pessoas competentes, antenadas e, principalmente, inquietas. Sempre estão em busca de uma boa história, sabem como contá-la e isso faz toda a diferença. Há muitos anos eu falo na redação, e também em entrevistas na TV e no jornal, que não existe ninguém mais importante na equipe. Do estagiário ao diretor. Todos são peças fundamentais na engrenagem para que a equipe funcione. Por isso chegamos onde chegamos”, diz Alexandre Lopes.


Para a coordenadora do g1 Santos e Região, Mariane Rossi, o resultado conquistado pelo portal demonstra o alinhamento existente na linha de produção de conteúdo. “Com certeza é fruto de uma equipe focada em fazer jornalismo com qualidade e agilidade. O dia a dia do jornalista é desafiador. São pautas variadas, pouco tempo e concorrência por todos os lados. A equipe precisa estar alinhada, se comunicar, dividir as prioridades e produzir junto para entregar conteúdos de qualidade, que é o que o leitor precisa e espera”.


Novos desafios

A velha máxima de que “mais difícil do que chegar ao topo é se manter nele” faz a equipe do g1 Santos e Região definir estratégias para permanecer na liderança. Com foco na perspectiva e na expectativa do leitor, o time tem que se manter bem informado sobre os acontecimentos cotidianos da Baixada Santista e do Vale do Ribeira e ter olhos e ouvidos atentos a histórias que, às vezes, passam despercebidas na correria do dia a dia, mas que podem render uma boa reportagem.


“Temos que pensar no que o leitor procura, o que ele gostaria de saber. Somar esse interesse à nossa capacidade de buscar notícias. E quanto mais ele consome e confia no seu conteúdo, mais fiel ele será”, analisa Mariane, destacando o uso de recursos para tornar a produção mais atrativa.


“Sempre que possível, implantamos novas formas de levar a notícia ao nosso público, com vídeo, texto, foto ou qualquer outro recurso diferente. Importante lembrar que sempre precisamos do aval da Globo, já que somos uma afiliada e seguimos os padrões editoriais da empresa”, completa a coordenadora.


O desafio diário, em um mundo cada vez mais digital e competitivo, move a equipe na busca pela excelência. “Jornalismo de internet é complexo. Você precisa manter a regularidade. Às vezes, acontece uma história de impacto, como o caso da queda do avião do Eduardo Campos, por exemplo. Não vai acontecer essa história de novo. Por isso, o mais importante é a regularidade. Sempre estar atrás de histórias diferentes, curiosas e que tenham interesse público”, aponta Alexandre Lopes.


Audiência

Criado em maio de 2012, o g1 Santos e Região já superou a marca de 1,5 bilhão de páginas vistas, segundo Alexandre Lopes. “É algo incrível. Sites gigantescos, com redações enormes, não chegam nesse número. Tivemos várias coberturas importantes, como a do Eduardo Campos, do incêndio no Carnaval de Santos, a morte do Bruno Covas, o incêndio da Ultracargo”, recorda. “Cada mês temos uma história de destaque para contar e, também, fiscalizar, pois é nosso papel, como foi o caso da agressão à procuradora de Registro que, graças à divulgação do g1 e, posteriormente de outros portais, teve um desfecho bem rápido após a covarde e injustificada agressão do suspeito contra a colega de trabalho. Em junho, esse foi o caso mais lido”.


Fidelização de clientes

Os números expressivos conquistados pelo g1 Santos e Região no primeiro semestre deste ano refletem na fidelização de clientes e marcas, que viram no portal uma ótima opção para impulsionar os seus negócios. “É um resultado extremamente gratificante e do ponto de vista comercial, só consolida o trabalho que a gente vem fazendo no mercado. Temos de 25 a 30 anunciantes no g1 por mês”, diz Sidney Batista, coordenador de Solução de Negócios Web do Grupo Tribuna.


Para que clientes e agências anunciem no portal, porém, não basta apenas mostrar o volume de audiência. É preciso entender as necessidades do anunciante e definir de que forma ele terá mais retorno. “Não adianta se não fizer um trabalho de consultoria, assim podemos oferecer o melhor produto. Pode ser no Globoplay, um conteúdo publicitário ou um banner na home. O g1 possibilita, pelos temas diversos, como Porto, Educação e Saúde, como a marca vai estar inserida na nossa plataforma”, comenta o coordenador.


Outro fator que faz diferença no momento de concretizar negócios, segundo Batista, é a conexão entre as diversas áreas do Grupo Tribuna e a integração entre TV e digital. “O resultado desse sucesso é o trabalho conjunto em todas as áreas da empresa, que faz um jornalismo de credibilidade. A mídia televisão consolida isso, pois muitas pessoas têm referência da TV para o digital. E os programas jornalísticos, como o Bom Dia Região e as edições do Jornal da Tribuna, reforçam o endereço do g1. O público da região vê como uma extensão do nosso portal”.


Logo A Tribuna