G1 Santos e A Tribuna são líderes disparados em pesquisa sobre comunicação no litoral de SP

Os dois sites do Grupo Tribuna concentram mais de 50% da preferência dos moradores da região

Por: ATribuna.com.br  -  30/10/21  -  06:38
 Os dois sites do Grupo Tribuna foram os que mais se destacaram em levantamento
Os dois sites do Grupo Tribuna foram os que mais se destacaram em levantamento   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Os sites g1 Santos e Região e A Tribuna são líderes disparados na preferência de quem mora na Baixada Santista e se informa pela internet. Os dois veículos do Grupo Tribuna concentram 51,3% da audiência regional, de acordo com pesquisa divulgada nesta semana pela Badra Comunicação.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Em uma pesquisa que ouviu 3.500 pessoas nas nove cidades da região - Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente - entre os dias 19 e 22 de outubro, a pergunta sobre os portais da Baixada Santista que são acessados com mais frequência confirmou a supremacia do Grupo Tribuna.


Em 1º lugar, ficou o g1 Santos e Região, lembrado por 32,6% dos pesquisados. Presente na Baixada Santista desde maio de 2012, o site se consolidou desde então como a editoria regional mais acessada entre todas as afiliadas da Globo e, em 2021, atingiu a incrível marca de 1,5 bilhão de pageviews desde a criação do portal. Não à toa, conquistou o Prêmio Globo de Jornalismo em 2014 por conta da cobertura do acidente aéreo que vitimou Eduardo Campos em Santos.


Em seguida, veio A Tribuna, com 18,7%. Com 25 anos de história, o portal que leva o conteúdo de um dos jornais mais antigos do País para a internet é considerado pioneiro na Baixada Santista. Reúne desde 1996 informações sobre todas as cidades da região e se tornou referência de conteúdo relacionado ao Porto de Santos, o Santos Futebol Clube e os fatos mais importantes do Litoral Paulista.


  Foto: AT

Diferença expressiva
A diferença dos dois sites do Grupo Tribuna foi de praticamente 25 vezes em relação ao terceiro colocado, que pontuou com 2,1%. A larga vantagem foi destacada pelo analista de dados da Badra Comunicação, Mauricio Juvenal.


"Esse resultado reafirma a aderência do g1 e de A Tribuna em relação ao consumo de informação na Baixada Santista. Só o g1 responde, sozinho, por um terço do total de audiência entre os veículos regionais. Em nossa pesquisa, elaborada com base científica e respeitando marco geográfico, sexo e faixa etária, os dois sites do Grupo Tribuna são os mais acessados por mais da metade de uma população composta por 1,8 milhão de pessoas".


Outro ponto importante revelado pela pesquisa da Badra, segundo Juvenal, é que seis em cada dez entrevistados têm como preferência para consumo de informação os meios digitais, o que apenas reforça a importância dos resultados alcançados por g1 e A Tribuna.


"Houve o momento em que a palavra de ordem na informação era velocidade. Hoje, é mobilidade e uma das menores distâncias que temos é entre o nosso olhar e a palma de nossa mão. Trata-se de um caminho sem volta".


Crescimento exponencial
Para o diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes, o resultado tem ainda mais valor por ter sido feito por um instituto independente. Os números, segundo ele, mostram ao mercado que, quando se fala de internet, não há lugar mais adequado para o consumo de informação e para a exposição de marcas do que os portais do Grupo Tribuna.


“Ficamos muito contentes com esse reconhecimento. Somos um Grupo que carrega uma história de quase 130 anos e, dia a dia, conseguimos nos reinventar. A pesquisa da Badra reflete exatamente o que buscamos e nos dá uma responsabilidade ainda maior perante a expectativa da população. Serve como combustível para melhorarmos ainda mais”.


Segundo Lopes, a integração de todos os veículos do Grupo Tribuna (TV, Rádio, Jornal e Digital) que ocorreu no 2º semestre deste ano foi fundamental para descolar ainda mais os portais do grupo dos demais concorrentes. Em outubro, por exemplo, o G1 acumula uma audiência 40% maior do que o mês anterior, enquanto A Tribuna cresce na casa dos 20%.


“É tudo fruto de um trabalho em equipe. Não só do Jornalismo, é do Grupo Tribuna inteiro. Hoje temos uma redação com cerca de 100 profissionais que, 24 horas por dia, trabalham para levar o melhor conteúdo para a casa das pessoas. Deixamos de ser um jornal, uma TV e um site para ser uma coisa só. Somos os únicos, atualmente, com um conceito multiplataforma de verdade”.


Logo A Tribuna