Fique atento às medidas de higiene na hora de votar

Votar de máscara e respeitar o distanciamento nos locais de votação estão entre as regras divulgadas pela Justiça Eleitoral para garantir segurança dos eleitores na luta contra o coronavírus

Por: Rosana Rife  -  15/11/20  -  16:19
Eleitores irão escolher os candidatos a prefeito e vereador
Eleitores irão escolher os candidatos a prefeito e vereador   Foto: Elza Fiúza/ABr

Na luta contra o novo coronavírus, a recomendação deste domingo (15) é ir às urnas com segurança máxima. Portanto, fique atento às dicas para as eleições municipais 2020. A Justiça Eleitoral montou um protocolo sanitário especial para evitar contágio de eleitores e mesários. Além disso, o horário de votação foi antecipado em uma hora. Agora as seções ficam abertas das 7 às 17 horas. Mas vale ressaltar que idosos terão preferência no período entre 7 e 10 horas. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


“O mundo está vivendo uma pandemia e a gente tem como diminuir esse risco. Então, o objetivo é reduzir chance de contágio pelo novo coronavírus nas eleições, porque risco zero não existe”, avalia a infectologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Ingrid Cotta.


> Confira a arte com informações sobre o que a Justiça Eleitoral alterou para hoje e cuidados que devem ser tomados na hora de votar


De acordo com o plano sanitário, todos deverão usar máscaras ao entrar nos locais de votação. O distanciamento de, pelo menos, um metro será obrigatório e haverá fiscalização, informa a chefe do cartório da 118ª Zona Eleitoral de Santos, Michelle Lapa Cortegiano Molarino.


“Vai ter esse controle de fluxo de pessoas na fila, do lado fora, e também dentro do local (de votação). Já orientamos quem faz parte da organização para não deixar aglomerar nas escolas. E a pessoa tem de estar de máscara. Não poderá entrar sem ela”.


Serão fornecidos ainda álcool em gel para higienizar as mãos antes e depois do uso da urna eletrônica. Ah, e leve uma caneta para assinar o caderno de votação. 


Idosos


Pessoas com mais de 60 anos terão preferência no período entre 7 e 10 horas para votação. O objetivo é evitar aglomeração nas seções eleitorais, acrescenta a chefe de cartório. “É uma recomendação do TSE que idosos e pessoas de grupo de risco votem nessa faixa de horário”.


Quem estiver fora desse grupo não será impedido de votar, caso compareça às urnas nesse horário. “Mas a gente conta com a colaboração de todos para quem respeitem a recomendação”, diz Michelle.


Já os eleitores ou mesários que tiveram com febre ou outros sintomas de covid-19 devem ficar em casa. A mesma orientação é dada para quem foi diagnosticado com coronavírus nos 14 dias antecedentes à votação. “Porque elas estarão no período em que podem estar transmitindo o vírus e já têm como orientação ficar no isolamento em casa”, relembra Ingrid.


Logo A Tribuna