Filas para embarque nas balsas em Santos poderão ser ainda maiores em horário de pico nesta segunda

Lado de Santos deverá ter um tempo de espera maior entre o período das 17h às 19h30

Por: Rosana Rife  -  21/06/21  -  15:53
Atualizado em 21/06/21 - 15:57
   Motoristas devem encontrar mais problemas durante horário de pico nesta segunda-feira (21)
Motoristas devem encontrar mais problemas durante horário de pico nesta segunda-feira (21)   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Quem planeja utilizar a travessia de balsas entre Santos e Guarujá ainda nesta segunda-feira (21) deve ficar atento aos horários. A previsão é de que haja fila entre 17h e 19h30 - considerado horário de pico no final do dia. A espera deve ser longa, dessa vez, do lado santista, segundo o Departamento Hidroviário, órgão responsável atualmente pelo sistema de travessias.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“Estamos com 50% da nossa capacidade operacional restrita”, diz o chefe de operações do Departamento Hidroviário, órgão atualmente responsável pela travessia, Ivson Rocha.


Isso porque, do lado guarujaense, das três áreas de embarque para veículos, uma está inoperante. Uma outra, destinada exclusivamente a ciclistas e pedestres, também encontra-se na mesma situação. Elas foram danificadas após serem atingidas pelo navio Cap San Antonio, da Hamburg Sud, na tarde do domingo (20).


“A partir daí, tivemos que deslocar os ciclistas para compartilhar um espaço com os veículos de prioridade e isso causa, no primeiro dia útil, um certo transtorno”, explica Rocha.


Apesar de toda a frota estar operando na travessia - são seis embarcações no total, para os veículos, segundo o chefe de operações do Departamento Hidroviário. A alternativa para fugir de uma espera prolongada no horário de pico seria utilizar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni.


“A gente recomenda, no horário de maior demanda, que quem tiver condições, utilize a rodovia. É uma forma de diluir um pouco esse tráfego e um pouco desse transtorno causado aos usuários”.


Sem perspectiva


   Problemas no embarque das balsas devem continuar ao longo da semana
Problemas no embarque das balsas devem continuar ao longo da semana   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A tendência é de que a fila se repita ainda nos próximos dias, uma vez que não há previsão de quando os reparos nos atracadouros comecem e, menos ainda, de quando devam ficar prontos. Pela manhã, a espera registrada no horário de pico foi de 55 minutos em Guarujá e 45 minutos do lado santista.


Vale lembrar que, por dia, utilizam o sistema de travessias 13 mil carros, 7 mil motos e 8 mil bicicletas.



Logo A Tribuna