Ex-vice-presidente de parques da Disney visita empresas na Baixada Santista

Dan Cockerell fez carreira na fábrica dos sonhos e largou cargo para viajar o mundo com esposa mostrando como encantar

Por: Ágata Luz  -  16/02/22  -  17:48
Atualizado em 16/02/22 - 18:06
Em 26 anos dentro da Disney, Dan foi vice-presidente dos parques Epcot, Hollywood Studios e Magic Kingdom
Em 26 anos dentro da Disney, Dan foi vice-presidente dos parques Epcot, Hollywood Studios e Magic Kingdom   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Energia, otimismo e vontade de aprender para se desenvolver são os principais diferenciais dos empresários brasileiros e norte-americanos. Isso é o que diz o ex-vice-presidente de três parques da Walt Disney World, Dan Cockerell, que decidiu largar o cargo e viajar o mundo com a esposa Valerie Cockerell, que atuou 16 anos no Instituto Disney, para compartilhar os “segredos” da Disney para se tornar referência mundial nos negócios.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Por meio de consultoria e palestras focadas em práticas de liderança e gerenciamento, o casal divide o método criado para “encantar” clientes de diferentes companhias. Na terça-feira (15), eles estiveram em Santos para conhecer empresas da região e no fim da semana partem para agendas em outros estados.


Casal se conheceu quando trabalhava na Disney de Paris
Casal se conheceu quando trabalhava na Disney de Paris   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Em 26 anos dentro da Disney, Dan foi vice-presidente dos parques Epcot, Hollywood Studios e Magic Kingdom, além de passar por outros 19 cargos. O primeiro trabalho foi como atendente de estacionamento, que foi sucedido por atuações em diversos outros setores: do comercial ao de hospedagem. Dan, entretanto, teve uma passagem de cinco anos pela Disney de Paris, na França, onde conheceu Valerie, que também desenvolveu sua vida profissional no grupo norte-americano.


Aprendizado

Em entrevista a A Tribuna, Dan contou que o principal aprendizado na companhia foi sobre relacionamento e desenvolvimento de pessoas, tanto dentro da equipe quanto com o público. “O sucesso da Disney está nas pessoas. Não adianta ser gênio se não tiver um bom relacionamento”, completou Valerie.


No entanto, o maior obstáculo é o mesmo, segundo Dan. “Mais de 50 milhões de pessoas visitam a Disney e a expectativa delas é muito alta. É preciso desenvolver as pessoas para entregar excelência no trabalho”.


Para isso, diz ele, é necessário treinar a equipe desde a base, ou seja, quem tem contato direto com o público, pois é quem transmite a cultura da empresa. “O mais importante para qualquer companhia é entender que o sucesso está na pessoa da linha de frente”, enfatizou Valerie.


De acordo com ela, o casal decidiu sair da Disney, pois chegou a hora de compartilhar as experiências adquiridas dentro dela. “Saímos de uma grande companhia para trabalhar com empresas de todos os tamanhos”.


Atualmente, eles atuam em consultorias com foco na “filosofia” de simplicidade. “Eliminar as complicações do dia a dia para uma entrega cada vez melhor. Isso não significa que seja fácil, mas descomplicando os processos e usando metodologia é possível fazer com que as empresas cresçam”, diz Dan.


Ser líder

Para o casal, qualquer pessoa pode ser um líder. “Especialmente as mulheres”, diz Valerie, justificando que elas já gerenciam o dia a dia dos filhos. “Cuidam, treinam, dão feedback e disciplina. A mesma coisa que faz um líder”.


Neste mesmo sentido, Dan destacou que, após viajar para diversos países, notou diferenciais positivos nos brasileiros: são otimistas e dispostos a ouvir. Segundo ele, os empresários do país admiram muito a Disney.


O casal está na região por meio da santista ZPT Digital, que viu a oportunidade de apresentar o trabalho de Dan e Valerie para companhias da região que queiram investir em treinamento de alto nível com o método criado por eles e, assim, programar a agenda do casal para o retorno a Santos em julho.


Logo A Tribuna