Estado repassa R$ 30 milhões para novos leitos na Baixada Santista

Recursos vão garantir abertura de 350 vagas na região, sendo 50 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 300 leitos clínicos nas cidades de Santos, Praia Grande e Itanhaém

Por: Tatiane Calixto  -  13/05/20  -  17:49
Atualizado em 13/05/20 - 18:12
Santos, Praia Grande e Itanhaém receberão parte dos recursos para reforço na Saúde
Santos, Praia Grande e Itanhaém receberão parte dos recursos para reforço na Saúde   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O Governo do Estado de São Paulo libera, a partir desta quinta-feira (14), R$ 30 milhões para abertura de 350 novos leitos na Baixada Santista. Serão 50 vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 300 leitos clínicos nas cidades de Santos, Praia Grande e Itanhaém.    


O anúncio da liberação da verba para ampliação de leitos na região foi feito, no começo da tarde desta quarta-feira (13), pelo governador João Doria (PDSB), durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.


Segundo o governador, o entendimento foi alcançado por meio de um programa de cooperação entre Estado e municípios feito pelo recém-criado Conselho Municipalista, que integra prefeitos de cidades sedes administrativas de São Paulo, incluindo o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, de Santos. 


“Os locais (com maior necessidade de recursos) foram mapeados pelos prefeitos da Baixada Santista. Repito: com entendimento e com diálogo podemos construir soluções”. 


Decreto 


Sobre o decreto Federal - que incluiu atividades de barbearias, cabeleireiros e academias de ginástica como essenciais, permitindo a reabertura destes estabelecimentos -, Doria afirmou que São Paulo não seguirá essa orientação. 


“Aqui em São Paulo, o governo respeita e ouve seu secretário de Saúde e seu Comitê de Saúde. E eles nos indicam que não temos condições sanitárias e de saúde para abrir academias, nem barbearias e cabeleireiros neste momento. São profissionais que merecem nosso maior respeito, mas precisamos garantir suas vidas e saúde”, declarou Doria.


Logo A Tribuna