Estado reafirma concessão de balsas em Santos
Ajustes estão sendo feitos para novo leilão, já que o que aconteceria em março foi suspenso após críticas de prefeitos
![Estado reafirmou ontem que o sistema de travessia de balsas no litoral será concedido à iniciativa privada](http://atribuna.inf.br/storage/Cidades/Geral/img4611621914830.webp)
O Governo do Estado reafirmou ontem que o sistema de travessia de balsas no litoral será concedido à iniciativa privada. O leilão, que era para ter ocorrido em março, foi suspenso. O secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, disse que ajustes estão em finalização para atender reivindicações dos prefeitos da região. Não foi dado prazo para um novo leilão. A concessão de 30 anos prevê investimentos de R$ 270 milhões.
A garantia do secretário foi dada durante a entrega das obras do píer e da rampa de acesso da travessia de balsas entre Santos e Guarujá, no lado guarujaense, atingidos por um navio que deixava o Porto de Santos em junho do ano passado.
Os trabalhos foram feitos com a indenização paga pela empresa responsável pela embarcação envolvida na ocorrência, o porta-contêineres Cap San Antonio. O valor não foi informado.
O diretor geral do Departamento Hidroviário (DH) do Estado, José Reis, explica que as duas rampas que não tiveram ligação com o acidente também serão reformadas. A rampa do lado esquerdo, para quem vem de Guarujá, começa a receber os serviços na próxima segunda-feira, ainda sem previsão de entrega. A reforma das três rampas custará R$ 9,7 milhões ao Estado.
“A partir do dia 18, serão duas rampas (à disposição do público para o serviço de travessia). No momento em que a nova rampa for entregue, passaremos para a rampa central. Vamos trabalhando em duas rampas até que as três estejam concluídas”, disse Reis.
A travessia Santos-Guarujá é a que mais movimenta passageiros em todo o litoral. Por dia, são 15 mil veículos (entre carros, caminhões e ônibus), 8 mil motos, 8 mil ciclistas e 200 pedestres, em média.
“Estamos entregando aquilo que foi danificado pelo navio, mais reformas nas rampas com recursos do Estado. Vamos passar a operar permanentemente com sete balsas. Vamos estabelecer esse padrão para garantir o tempo de 15 minutos”, declarou João Octaviano.
O acidente
O acidente envolvendo o navio Cap San Antonio causou a destruição de um atracadouro no lado de Guarujá, em 20 de junho de 2021. Na ocasião, duas balsas foram danificadas. Ninguém ficou ferido.
A colisão fez com que a travessia ficasse paralisada temporariamente, com as balsas aguardando um local para desembarque dos veículos.
Em dezembro do ano passado, o Estado entregou a reforma das duas balsas atingidas pelo acidente, além do atracadouro para passagem de ciclistas. Com a reforma do píer e da rampa, os serviços foram finalizados.