Estado libera verba para Retoma SP no Vale do Ribeira

Programa visa ajudar, em especial, a população mais afetada pela pandemia

Por: Ágata Luz  -  27/11/21  -  08:54
11 milhões de reais tiveram liberação autorizada para o Vale do Ribeira
11 milhões de reais tiveram liberação autorizada para o Vale do Ribeira   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

O Retoma SP chegou pela primeira vez à região do Vale do Ribeira nesta sexta-feira (26), promovido em Registro. O programa, do Governo do Estado, busca ajudar, em especial, a população mais afetada pela pandemia. Na abertura, o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) autorizou a liberação de R$ 11 milhões em recursos dos programas que compõem o Retoma SP, para aplicação no Vale.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Garcia também anunciou a instalação de duas unidades do Poupatempo em Cajati e Iguape, entregou títulos de regularização fundiária e descerrou a placa de inauguração do Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Juquiá.


Também foram assinados convênios do programa Rotas Rurais e entregues vales dos programas Bolsa Trabalho e Bolsa Empreendedor. A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado levou cerca de 800 cartões do programa Bolsa do Povo para beneficiários da região do Vale do Ribeira.


Garcia citou que “o Retoma SP tem serviços do Banco do Povo com linhas de financiamento para retomarmos, especialmente, os negócios mais afetados pela pandemia, além de programas sociais e muitos cursos de qualificação para ajudar as pessoas a terem uma expectativa de renda melhor. É um evento para apoiar essa região na retomada econômica, na retomada do emprego.


Atendimento
Para atender ao mutirão de serviços, estandes foram montados na região central de Registro para atender trabalhadores, desempregados, estudantes e pequenos empreendedores, que tiveram acesso a oferta de vagas de emprego, microcrédito pelo Banco do Povo, cursos de qualificação, solicitação de documentos pelo Poupatempo Digital e orientação profissional para pessoas com deficiência.


“Esses serviços trazem para a população a oportunidade de se recolocar no mundo do trabalho. Estamos priorizando a população mais afetada pela pandemia. Nove de cada dez bolsistas do Bolsa Trabalho são mulheres, oito de cada dez bolsistas do Bolsa Empreendedor são mulheres e seis em dez bolsistas dos dois programas são negros, pardos ou indígenas. O Retoma SP veio para tentar corrigir essas desigualdades que foram escancaradas nesse período tão difícil”,ressalta a secretário de desenvolvimento econômico do Estado, Patrícia Ellen.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna