Estado de São Paulo não descarta lockdown caso a pandemia de Covid-19 se alastre

Governador João Doria revelou que tema pode ser reanalisado por conta da evolução acelerada da doença

Por: Tatiane Calixto & Da Redação &  -  05/05/20  -  15:07
No total foram 178.184 mortes registradas e 6.675.915 pessoas contaminadas no Brasil
No total foram 178.184 mortes registradas e 6.675.915 pessoas contaminadas no Brasil   Foto: Alexsander Ferraz/AT

No mesmo dia em que confirmou que o uso de máscaras será obrigatório em espaços públicos de todo o Estado a partir de quinta-feira (7), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) não descartou um lockdown (bloqueio total) caso a pandemia do novo coronavírus se alastre.


Em resposta a um questionamento feito por A Tribuna na coletiva desta segunda-feira (4), Doria afirmou que, no momento, medidas extremas como o lockdown, adotado em algumas cidades do Maranhão, não estão “no protocolo” de São Paulo. No entanto, a medida não é descartada, se o cenário envolvendo a covid-19 piorar.


“Neste momento, não está no protocolo. Mas essa é uma alternativa que o nosso Comitê de Saúde pode adotar”.


Isso, segundo o governador, pode acontecer se a evolução da doença crescer muito e, com base “em dados e na ciência”, especialistas julgarem necessário. De acordo com o tucano, o Governo de São Paulo não teria problema em adotar uma medida como essa para salvar vidas.


“Dado que estamos numa evolução acelerada desta pandemia, isso poderá ser reanalisado nos próximos dias”.


Números


O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, revelou na mesma entrevista coletiva de ontem que a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) alcançou 67,9% em todo o Estado e 88,8% na Grande São Paulo.


Segundo o governador Doria, caso São Paulo não tivesse adotado o isolamento social, o número de mortos pelo novo coronavírus poderia ser de 26 mil no Estado - hoje são 2.654 óbitos em terras paulistas, de acordo com o balanço divulgado ontem à tarde pelo Ministério da Saúde.


Logo A Tribuna