Emprego para mulheres está 86% abaixo do saldo masculino

Área de serviços é a que mais gera oportunidades para mulheres da Região

Por: Yasmin Vilar & De A Tribuna On-line &  -  12/03/19  -  12:25
  Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil

Mulheres da Baixada Santista que queriam ter sua carteira de trabalho assinada enfrentaram dificuldades em 2018. O saldo proveniente da soma de mulheres contratadas menos o valor de despedidas, entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019, corresponde a cerca de 14% do saldo empregatício masculino.


De acordo com a pasta de Trabalho do Ministério da Economia, o saldo feminino da Região durante o ano totalizou 317, enquanto o dos homens atingiu 2.002 oportunidades. Apesar da divergência, os números são positivos e a área que mais gerou oportunidade para os dois sexos foi a de prestação de serviços. 


Assim como no período analisado, as cidades que mais empregaram mulheres ou mantiveram os maiores saldos no último ano foram Praia Grande, com 271 vagas; Santos, que atingiu 238 e Guarujá, com 217.


Ao todo, foram registrados 513.928 mil vínculos empregatícios envolvendo mulheres entre os anos de 2015 a 2017, tendo destaque as cidades que mais empregaram no ano passado. As áreas que mais deram oportunidades ao público nesse período foi a de prestação de serviços, comércio e administração pública.


Diferente das mulheres, a população masculina tem mais oportunidades na Baixada Santista. No último ano, as áreas que mais empregaram e finalizaram o período com saldo positivo foram as dos setores de Prestação de Serviços, seguidos por empregos na área de Construção Civil e Indústria de Transformação, onde a matéria prima se torna um produto final.                  


Logo A Tribuna