Em Santos, presidente de associação da PM fala sobre atenção à saúde mental dos agentes

Milton Vieira afirma que os casos de suicídio trouxeram preocupação e estímulo para a realização da campanha

Por: Daniel Gois  -  23/04/22  -  18:38
Milton Vieira: “O comando está adotando, com as associações, uma conscientização dos companheiros de viatura”
Milton Vieira: “O comando está adotando, com as associações, uma conscientização dos companheiros de viatura”   Foto: Matheus Tagé/AT

O índice de suicídios entre policiais militares preocupa a Associação dos Cabos e Soldados do Estado, que lançou uma campanha de conscientização sobre o tema. A ideia é promover palestras, cursos e conversas dentro dos quartéis a respeito da saúde mental.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O presidente da associação, Milton Vieira, afirma que os casos de suicídio trouxeram preocupação e estímulo para a realização da campanha, juntamente com o comando da Polícia Militar.


“A cada 14 dias, tem um suicídio dentro da Polícia Militar no Estado. Preocupados com isso, fizemos uma reunião com o comando da Polícia Militar e levamos a eles nossa preocupação. Eles lançaram um estudo a nível estadual para a gente desenvolver algo nesse sentido”, explica Vieira, que nesta semana visitou o Grupo Tribuna.


Além do trabalho de saúde mental com os agentes, o presidente da associação conta que os próprios companheiros de equipe observarão uns aos outros e, notando mudança de comportamento, poderão comunicá-la à campanha, que procurará entender pelo que o policial está passando.


“O suicídio é algo difícil de prever. Hoje, o comando está adotando, junto com as associações, uma conscientização dos companheiros de viatura. Quem trabalha com o outro em uma viatura há anos o conhece na palma da mão. Se um mudar o comportamento, já é um alerta. Está sendo elaborada uma cartilha de comportamento”, conta.


Milton Vieira é presidente da Associação dos Cabos e Soldados do Estado de SP
Milton Vieira é presidente da Associação dos Cabos e Soldados do Estado de SP   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Educação financeira
Questões financeiras e estresse provocado pela rotina de trabalho são alguns motivos apontados por Vieira como comuns em suicídios de policiais. Por isso, a campanha também trará orientações aos agentes sobre como aplicar bem o salário.


“Temos levado para o comando a questão da educação financeira para o policial. Ele se expõe muito na rua, então, acaba gastando e sendo assediado. Vamos adotar essa política junto ao comando para que possamos orientá-los melhor no aspecto financeiro”, afirma Vieira.


Logo A Tribuna