Duas cidades da Baixada Santista superam o índice estadual de vacinação contra covid-19

Porcentagem se refere ao total de adultos vacinados com 1ª dose ou dose única

Por: Nathália de Alcantara  -  19/08/21  -  06:53
 Duas cidades da Baixada Santista superam índice estadual de vacinação
Duas cidades da Baixada Santista superam índice estadual de vacinação   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Bertioga e Santos são as duas únicas cidades da Baixada Santista com índice de vacinação contra a covid-19 acima do estadual na soma da 1ª dose com a dose única, que hoje é de 93,7% da população adulta. Enquanto Bertioga tem 99,8% de pessoas acima de 18 anos parcialmente ou totalmente imunizadas, o índice é de 96,45% no município santista. Ao mesmo tempo, as cinco cidades que enviaram resposta à Reportagem estão com a abrangência da vacinação de adultos melhor que o cenário nacional, de 77,74%.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A secretária de Saúde de Bertioga, Janice Santos, celebra o avanço da vacinação no Município. “Esse resultado também contribuiu para a redução de óbitos. Estamos há mais de um mês sem mortes causadas pela doença. Mas, mesmo com esta conquista, é essencial que as pessoas mantenham as medidas protetivas, distanciamento social e não percam a segunda dose do imunizante”.


O secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, diz que 338.909 residentes foram vacinados em primeira dose ou dose única.


CONFIRA O ÍNDICE DE VACINAÇÃO EM ALGUMAS CIDADES DA BAIXADA SANTISTA


“Se somarmos as vacinas aplicadas em primeira e segunda dose com os imunizantes aplicados em dose única na Cidade, alcançamos a marca de 500 mil vacinas aplicadas. Para nós, é um orgulho muito grande. Gostaria de agradecer todos os servidores envolvidos na vacinação".


Já Peruíbe tem índice de 88,12% das pessoas acima de 18 anos parcialmente vacinadas. A secretária municipal de Saúde, Ana Paula Cardoso, já observa redução na quantidade de internações e óbitos.


“Comparando com o mês de julho, quando houve o avanço da vacinação, o Município já apresenta queda de mais de 70% de óbitos, sinal muito positivo e significativo da importância disso para a Cidade”.


São Vicente aparece na sequência, com 86,14% dos vacinados. A secretária municipal de Saúde, Michelle Santos, diz que o resultado é fruto de uma campanha de vacinação bem planejada e organizada.


“Estudamos cada detalhe para que nossos munícipes fossem acolhidos da melhor forma possível. Vacinamos muita gente, mas queremos imunizar o maior número de pessoas possível. Por isso, continuamos fazendo a busca ativa das pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina”.


Já em Cubatão, o percentual é de 79% de parcialmente ou totalmente imunizados, explica a secretária de Saúde, Eliane Toniollo. “Essa nova faixa etária movimenta a economia, possui uma vida social intensa e movimenta o mercado de trabalho. Precisamos vacinar a nossa população adulta por completo e também os menores de 18 anos para que nossas vidas retornem à normalidade”.


Logo A Tribuna