Doria cobra do Ministério da Saúde o envio de vacinas da Pfizer para antecipar a segunda dose

Estado quer adiantar a imunização de 90 para 30 dias; fabricante garante a eficácia e segurança

Por: Matheus Müller  -  18/08/21  -  14:16
Atualizado em 18/08/21 - 15:06
 Governo vai antecipar a imunização com doses da Pfizer assim que as vacinas chegarem
Governo vai antecipar a imunização com doses da Pfizer assim que as vacinas chegarem   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O governador João Doria (PSDB) cobrou do Ministério da Saúde, em coletiva nesta quarta-feira (18), o envio de mais vacinas da Pfizer para adiantar a segunda dose àqueles que já receberam o imunizante. O Estado vai seguir a recomendação de redução dos intervalos entre as aplicações, dos atuais 90 dias para 30.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“Os nossos técnicos, médicos, enfermeiros e profissionais da saúde entendem que é possível reduzir o intervalo como estabelece o próprio fabricante, que atesta a eficácia e segurança da vacina em prazo de 30 dias”, disse o chefe do Executivo estadual.


O coordenador Executivo do Comitê Científico da Covid-19, João Gabbardo, revela preocupação com a variante Delta, com base em experiências vivenciadas em outros países e estudos publicados, pois a eficácia da primeira vacina cai diante desta mutação.


“Nesse momento, em que toda a população acima de 18 anos já recebeu a primeira dose, nós defendemos que segunda dose deve ser acelerada. E que os prazos entre d1 e d2 (doses) possam ser reduzidos. Isso vale para a vacina da Pfizer e AstraZeneca”, disse.


Gabbardo ressalta que o “grande obstáculo” está justamente na obtenção das vacinas. “O que precisamos é que o Ministério da Saúde possa ter todo o esforço para encaminhar aos estados mais vacinas da AstraZeneca para que se possa reduzir os prazos entre d1 e d2, assim como vacinas da Pfizer”.

O coordenador citou que nesta quarta-feira (18) o Ministério da Saúde anunciou parcialmente essa medida de antecipação das vacinas. “Nós estamos totalmente de acordo com esse posicionamento”.

Capacidade
A coordenadora geral do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula, garante que o Estado tem condições de antecipar a vacinação da Pfizer, desde que receba o imunizante. “Isso tem sido demonstrado de forma clara no quantitativo de doses que os 645 municípios podem fazer”, disse.


“A gente solicita que a segunda dose possa ser enviada para que a gente possa antecipar a segunda dose. Estamos analisando todos os estudos, revendo todos os estudos, cada entrega e, portanto, precisamos de mais doses”, finaliza Regiane.


Calendáriode vacinação
18 a 25 de agosto: adolescentes de 16 a 17 anos com comorbidades, deficientes, gestantes e puérperas
26 a 29 de agosto: adolescentes de 12 a 15 anos com comorbidades, deficientes, gestantes e puérperas
30 de agosto a 5 de setembro: adolescentes de 15 a 17 anos
6 a 12 de setembro: adolescentes de 12 a 14 anos


Tudo sobre:
Logo A Tribuna