Doria anuncia dose de reforço contra covid-19 para população adulta a partir desta quinta no estado

Nova aplicação poderá ser feita com vacinas da Pfizer, CoronaVac e Astrazeneca

Por: Ágata Luz  -  17/11/21  -  14:02
Atualizado em 17/11/21 - 14:57
Anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB), em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes
Anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB), em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes   Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

A dose de reforço da vacina contra a covid-19 estará disponível para toda a população maior de 18 anos do Estado de São Paulo a partir desta quinta-feira (18). O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB), em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta-feira (17).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A dose adicional será destinada a qualquer adulto que tenha completado o esquema vacinal - com a segunda dose - há pelo menos cinco meses. A medida havia sido divulgada pelo Ministério da Saúde e foi aderida pelo Estado. “Quero parabenizar o Ministério da Saúde por essa medida acertada, aumentando a proteção”, enfatizou Doria.


Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, a imunização poderá acontecer com vacinas da Pfizer, CoronaVac e inclusive Astrazeneca. “Será feita com a dose que estiver disponível no momento”. Cada cidade irá definir a própria programação.


Segunda dose

Com a redução do intervalo para a dose de reforço, o Governo de São Paulo pediu a colaboração da população que ainda não recebeu a segunda dose da vacina contra a covid-19. Segundo Regiane de Paula, são mais de dois milhões de pessoas que não retornaram aos postos para completar o esquema vacinal.


Sendo assim, o Estado irá lançar uma nova campanha para este público. “Estamos estruturando esse novo movimento”, ressaltou, dizendo que é importante que os municípios continuem traçando estratégias para sensibilizar as pessoas a completarem o esquema vacinal e, após cinco meses, receberem a dose de reforço.


As autoridades de São Paulo ainda comentaram sobre o anúncio da necessidade da segunda dose da vacina da Janssen – usada como dose única. Segundo o governo estadual, o Estado não possui imunizantes deste fabricante, por isso, aguarda nota técnica do Ministério da Saúde.


Novo ciclo de vacinação

A coordenadora do PEI, Regiane de Paula, ressaltou que um novo ciclo de vacinação está em discussão e deve ser iniciado em março ou abril de 2022. No entanto, também é um assunto que aguarda diretrizes do Ministério da Saúde.


Hospitais

Doria ainda enfatizou que os hospitais estaduais registraram uma queda considerável no número de internados. Das 66 unidades, 37 não possuem nenhum paciente com covid-19, representando uma queda de 56%.


Logo A Tribuna