Donos de comércios em SP podem exigir uso de máscaras apesar da flexibilização, diz Estado

Secretaria de Saúde entende que responsáveis podem decidir sobre o assunto, mesmo com liberação em ambientes fechados

Por: Daniel Gois  -  18/03/22  -  11:42
Estado de SP liberou uso de máscaras em locais fechados nesta quinta (17)
Estado de SP liberou uso de máscaras em locais fechados nesta quinta (17)   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Mesmo com a nova flexibilização do uso de máscaras de proteção contra a covid-19 em São Paulo, os donos de comércios podem exigir que os frequentadores utilizem a proteção facial. A afirmação é da Secretaria Estadual de Saúde.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Após o anúncio da liberação de máscaras em ambientes fechados, feito pelo governador João Doria (PSDB), A Tribuna questionou a pasta se responsáveis por negócios privados, como donos de comércios e motoristas de aplicativo, podem exigir que os clientes mantenham o uso de máscaras.


Por telefone, a secretaria disse que os responsáveis podem se posicionar sobre o tema e exigir o uso de máscaras em seus estabelecimentos, se assim desejarem.


A pasta reforça que, da parte estadual, a livre circulação em ambientes fechados está permitida, nos moldes do Decreto nº 66.575, publicado nesta quinta-feira (17), em edição extra do Diário Oficial do Estado.


Questionados sobre a onda de casos de covid-19 no exterior e os critérios usados para adotar a flexibilização, a secretaria reforçou que a medida foi baseada na redução dos casos e no avanço da vacinação no Estado de São Paulo.


Análise

O Comitê Científico de Saúde do Estado de São Paulo emitiu uma nota técnica onde recomenda que o uso obrigatório de máscaras seja mantido apenas em locais onde sejam prestados serviços de saúde, sejam públicos ou privados, além de transportes coletivos e áreas de acesso.


Na nota, assinada pelo coordenador Paulo Menezes, o comitê afirma que houve uma melhora progressiva nos indicadores de saúde, mesmo após o período de Carnaval.


"Passados mais de quatorze dias após o feriado de Carnaval de 2022, constatou-se manutenção do padrão de melhora progressiva dos indicadores epidemiológicos, conforme observado durante as semanas que antecederam aludido feriado, indicando que a transmissão do Sars-Cov-2 no Estado de São Paulo segue em redução progressiva", diz a nota.


Vacinação

O Estado de São Paulo possui 92,74% da população que recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, além de 84,37% com o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única).


Em relação à vacinação infantil, 73,86% de crianças entre 5 e 11 anos já receberam a primeira dose, enquanto 29,22% já tomaram a segunda. Os dados são do Vacinômetro.


Logo A Tribuna