Devotos comemoram Dia de São Jorge nesta sexta-feira em Santos

Devido à pandemia, comemorações ficarão restritas a missas e visitas na igreja

Por: Rosana Rife  -  23/04/21  -  06:42
   São Jorge é conhecido como santo guerreiro
São Jorge é conhecido como santo guerreiro   Foto: Matheus Tagé/AT

Para os católicos, esta sexta (23) é dia de celebrar São Jorge. Mas, devido à pandemia de covid-19, as comemorações ficarão restritas a missas e visitas à igreja, no Estuário, em Santos, ao longo do dia.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“Devido ao momento, adiamos os festejos para o mês de setembro, quando a paróquia completa 50 anos. Vamos unir as duas situações”, conta o diácono da Paróquia São Jorge Mártir, Anderson Ribeiro da Silva.


São Jorge ganhou fama como santo guerreiro. Ele pertencia ao exército do imperador romano Diocleciano, que perseguia cristãos. Ele, então, renunciou à vida de soldado. Foi preso, torturado e morreu devido a sua fé. “Para nós, São Jorge tem essa característica de homem de fé e de valente guerreiro. Que combate o mal, por isso a figura do dragão aos pés dele”, explica o diácono.


E, segundo Silva, a mensagem para essa data é de esperança e fé. “Apesar de todas as dificuldades, é preciso manter a fé, como São Jorge. O tempo de Deus não é o nosso tempo. Mas Ele sabe fazer justiça na vida de todos e saberá recompensar dignamente a todos que forem fiéis e que São Jorge possa ser esse modelo de fé e esperança”.


Missa


Como as igrejas estão autorizadas a abrir, mas com capacidade limitada a 25%, Ribeiro diz que os fiéis poderão fazer visitar e orações ao templo a partir das 8 horas. Haverá ainda missa às 18 horas, porém para apenas 32 pessoas. A orientação é acompanhar pela internet.


“Será uma missa cotidiana em memória de São Jorge e pedimos que as pessoas participem de casa, porque será transmitida pelo Facebook (facebook.com/paroquiasaojorgeoficialsantossp). Porque 32 pessoas é um número pequeno diante dos fiéis que costumam participar”.


Obras


Este ano, devido a obras realizadas no templo, a paróquia Ortodoxa e São Jorge, no Gonzaga, não terá programação dedicada ao santo.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna