Crise hídrica é tema de congresso da Baixada Santista

Ampliar alcance da oferta de água encanada é um dos temas em discussão no encontro on-line desta quinta (23)

Por: Redação  -  22/09/21  -  12:23
 O objetivo é discutir os planos municipais, estaduais e federais de saneamento básico e para os rios da região
O objetivo é discutir os planos municipais, estaduais e federais de saneamento básico e para os rios da região   Foto: Alexsander Ferraz

Termina nesta quinta-feira (23), o I Congresso de Recursos Hídricos da Baixada Santista, evento on-line organizado pela Universidade Católica de Santos em conjunto com instituições como o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada (CBH-BS). O objetivo é discutir os planos municipais, estaduais e federais de saneamento básico e para os rios da região.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“Um dos problemas da Baixada Santista e do Brasil são os recursos hídricos. Pensando nisso realizamos esse congresso com especialistas de áreas diferentes para que a gente crie um consenso sobre o tema”, diz a professora Lourdes Conceição Martins, do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da UniSantos.


Ela explicou que, no primeiro dia, os palestrantes prepararam um panorama sobre qualidade das águas, balneabilidade, lixo urbano e tratamento de efluentes na região. “Hoje (terça-feira) discutimos o novo marco legal do saneamento e a interface com o plano estadual de recursos hídricos, que é a agenda da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) para o ano que vem.”


Segundo a especialista, outro objetivo dos debates é reunir propostas para que novas diretrizes do marco legal sejam atingidas. “A meta é que, até 2033, 99% da população tenha água encanada, e 90%, saneamento adequado. Os entraves estão sendo discutidos, e demanda tempo para ser feito um estudo do País, com as especificidades de cada município”.


As inscrições, gratuitas, podem ser feitas por meiodeste site.


Logo A Tribuna